quinta-feira, 4 de outubro de 2007

A HOMOSSEXUALIDADE E AS IGREJAS EVANGÉLICAS

Por: Ulisses Passos. Acadêmico de Direito, Pan-Africanista e Presidente do CNNC/BA. Pseudônimo: Aswad Simba Foluke

A homossexualidade consiste em uma prática antiga das civilizações brancas (caucasianas) como a grega e a romana. Há inúmeras discussões e afirmações de que foi desconhecida das civilizações africanas. Sendo exercida no regime de escravidão, por africanos e seus descendentes, por falta de mulheres e entre as “sinhazinhas” com as escravizadas.
Há vozes discordantes sobre a homossexualidade no continente Africano e há vozes que a afirmam, como os escritos do antropólogo Luís Mott, que disse ser Zumbi, líder preto do Quilombo dos Palmares, homossexual, criando desavenças com integrantes do Movimento Negro Brasileiro.
Leia: http://www.terra.com.br/istoegente/43/reportagens/rep_gays.htm
Nas reuniões do Movimento Negro Brasileiro a homossexualidade é bastante discutida, os homossexuais negros e negras têm exigido o direito a voz e voto dentro de todos os congressos, sendo criados debates exclusivos sobre a temática, como o que ocorreu no ENJUNE – Encontro Nacional da Juventude Negra, em julho desse ano. Embora integrantes questionem a homossexualidade das pessoas pretas, afirmando que estas não devam seguir opção sexual diferente da hetero. Existem dezenas de organizações negras homossexuais e diversas redes na internet.
O Primeiro Testamento e o Segundo Testamento condenam a prática homossexual. A questão da homossexualidade é antiga dentro das igrejas protestantes e sempre foi tratada de maneira velada como se não fosse uma realidade inerente a todas as igrejas. Nós últimos anos surgiram igrejas de homossexuais no Brasil, como a Metropolitana e a Acalanto e seus pastores(as) defendem o homossexualismo como uma prática de amor igual a dos heterossexuais e inclusive o casamento de pessoas do mesmo sexo.
No artigo publicado na Revista Época o Pastor Victor Ricardo afirma: Sou pastor e sou gay "Teólogo diz que há assédio nas igrejas e que parte do preconceito contra homossexuais se deve a traduções erradas da Bíblia.
http://br.groups.yahoo.com/group/clippingevangelico/message/901
A discussão tornou-se mais iminente com o projeto de Lei 5003/2001, de autoria da Deputada Iara Bernardi - PT - que criminaliza a homofobia e que está no Plenário para votação, e o PL 7052/2001 que estabelece o dia 17 de maio, já consagrado dia Mundial contra a Homofobia, como Dia Nacional de Combate a Homofobia. Este projeto tem levantado vozes de inúmeras denominações contrárias e de pastores conhecidos.
Silas Malafaia da Assembléia de Deus tem se posicionado contra a prática homossexual: "Se toda prática deturpada, pecaminosa, imoral for legalizada, onde vai parar a nossa sociedade? Se a sociedade legalizar suas aberrações, ela se destruirá. Um erro moral nunca pode ser um direito civil.Porém, qualquer homossexual que confessar o seu pecado, receber Jesus como Salvador e obedecer à Sua Palavra, poderá tornar-se um heterossexual, poderá ser recuperado e liberto. Jesus tem poder para isto. "http://www.prsilasmalafaia.com.br/

Segundo Wesley Souza Medeiros no seu blogger Folha Cristã:"A bomba estourou neste último domingo, após o pastor Silas Malafaia fazer algumas declarações em rede nacional sobre a homosexualidade. Mas ele não foi o primeiro, já está cada vez mais na moda a onda do processo por homofobia.Me entristeço porque em todos os casos que estão acontecendo estão querendo processar pastores e membros evangélicos, porque falam aquilo que está na bíblia, e este é o grande problema, o maior de todos! É com muito pesar que chego a conclusão de que a palavra de Deus está correndo o risco de ser proibida no Brasil, e do jeito que a coisa está isso não vai demorar muito.Não sou maior do que ninguém, talvez o mais pequeno de todos, preciso assim como todos precisam, da misericórdia de Jesus Cristo, mesmo eu nunca tendo processado ninguém, talvez eu corra o risco de ser processado, não por expor minha opinião, mas por dizer que eu concordo com aquilo que diz a bíblia!"http://folhacrista.blogspot.com/2007/08/brasil-vive-onda-de-processos.html

Assista o vídeo com o Pastor Silas Malafaia: http://br.youtube.com/watch?v=guELfBEz9bk
Assista a homília completa:
http://www.overbo.com.br/modules/x_movie/x_movie_subwin.php?cid=59&lid=99
Pronunciamento do Colégio Episcopal da Igreja Metodista sobre o projeto de lei acerca da homofobia
"Afirma o ensino Bíblico de que Deus criou homem e mulher, e esta é a orientação sexual reconhecida pela Igreja. E este mesmo ensino Bíblico classifica como um pecado a prática do homossexualismo. Deste modo, é inalienável o direito da Igreja de pregar e ensinar no privado e no público contra a prática homossexual como um pecado e desobediência aos ensinos de Deus. O fato da Igreja compreender o homossexualismo desta maneira não a impede de receber, acolher e dialogar com os homossexuais.A Igreja quer, no entanto, preservar o seu direito de questionar a conduta humana, qualquer que seja ela, inclusive a conduta homossexual, de modo a poder desempenhar sua missão de pregar a reconciliação do ser humano com Deus, com o seu próximo e consigo mesmo".
Leia todo o Pronunciamento: http://www.hermeneutica.com/mensagens/metodista.html
Manifesto Presbiteriano sobre a Lei da Homofobia
Leitura: Salmo 1
A Igreja Presbiteriana do Brasil MANIFESTA-SE contra a aprovação da chamada lei da homofobia, por entender que ensinar e pregar contra a prática do homossexualismo não é homofobia, por entender que uma lei dessa natureza maximiza direitos a um determinado grupo de cidadãos, ao mesmo tempo em que minimiza, atrofia e falece direitos e princípios já determinados principalmente pela Carta Magna e pela Declaração Universal de Direitos Humanos; e por entender que tal lei interfere diretamente na liberdade e na missão das igrejas de todas orientações de falarem, pregarem e ensinarem sobre a conduta e o comportamento ético de todos, inclusive dos homossexuais.Portanto, a Igreja Presbiteriana do Brasil reafirma seu direito de expressar-se, em público e em privado, sobre todo e qualquer comportamento humano, no cumprimento de sua missão de anunciar o Evangelho, conclamando a todos ao arrependimento e à fé em Jesus Cristo”.
Rev. Dr. Augustus Nicodemus Gomes Lopes Chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie Leia todo o manifesto: http://mackenzie.br/chancelaria/manifesto.htm
São inúmeros os posicionamentos de igrejas e pessoas evangélicas independente da cor epitelial contra os homossexuais. Você leitor e leitora como se posiciona? Comente o artigo e responda a nossa enquete.

45 comentários:

Anônimo disse...

Só Jesus salva! Na Bíblia, em 1 Coríntios 6.9, está escrito: “Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos.
Os gays devem se converter imediatamente e se for preto está envergonhando a raça.

Anônimo disse...

Uma coisa eh certa o fim dos tempos estao chegando e as pessoas parecem q perderam o temor de Deus.
Homossexuais precisam se converter verdadeiramente e se arrepender dos seus pecados.

Anônimo disse...

gsiqhrSe Deus aceitase um ato cm esse p q criaria o homem e a mulher????
Deixaria q existisse só homem pq a mulher n seria necessaria...
Fala sério viu??
Deus está voltando!!!

Unknown disse...

Vários textos bíblicos apontam a reprovação de Deus neste ato de homossexualismo.

Acho que a pessoa tem o direito de querer ser homossexual.

Só não aceito a exigência dessa pessoa que todos concordem com suas idéias e seus atos.

Para que possamos fazer parte de algum grupo temos que aceitar a maioria ou todas as regras desse grupo.

Como um homossexual pode ser membro de uma igreja se a condição dele de não querer mudar atos que não são apoiados por Deus e sua igreja?

Anônimo disse...

sou completamente a favor da educação sexual de cada ser um ,eu gosto de mulher e so for preta e melhor ainda :D


cada um faz o q quer com seu corpo
e no final cada um seria julgado pelas suas provas ações.

kakaroto

Unknown disse...

NAÕ ACREDITO QUE A HOMOSSEXUALIDADE SEJA PECADO,COMO OS IRMÃOS ANÔNIMOS ESTAM FALANDO.AMAR É O MAIOR MANDAMENTO QUE JESUS DEIXOU,ENQUANTO CRISTÃ ACREDITO NESSA PALAVRA.TBM NÃO ACREDITO QUE OS A PRÁTICA HOMOSSEXUAL SEJA ALGO SURGIDO COM GREGOS E ROMANOS,POIS NOSSA SEXUALIDADE NÃO É ALGO PRESO E PREDETERMINDO,SENDO AS RELAÇÕES SEXUAIS(HETERO,HOMO,BI...ENFIM..)ALGO INERENTE A NOSSA VIVÊNCIA,ISSO É MUITO NATURAL E BONITO.SEXO É VIDA!!!NÃO É PECADO!!!AMAR É VIDA!!!!NÃO É PECADO!!TBM NÃO ACREDITO QUE O MOVIMENTO NEGRO TENHA DISCUTIDO PROFUNDAMENTE ESSAS QUESTÕES.MUITO PELO CONTRÁRIO,PRÁTICAS HOMOFÓBICAS SÃO COMUNS E ATÉ NATURALIZADAS,ASSIM PRESENCIEI NO ENJUNE,CITADO NO TEXTO.AH!!!E A HOMOSSEXUALIDADE NÃO ESTÁ LIMITADA AOS HOMENS IRMÃO!!!!
P.S.:ACREDITO QUE PARA SE DISCUTIR UM TEMA TÃO PROFUNDO TEMOS QUE TER UM EMBASAMENTO TEÓRICO/PRÁTICO MELHOR CNNC!!!PARA NÃO PERPETUAR AS MESMAS PRÁTICAS FUNDAMENTALISTAS DAS NOSSAS IGREJAS....

Anônimo disse...

Olha, é tão difícil tocar nesse assunto. Existe o medo de um pré-julgamento, mas vamos lá...

Muitos crentes, quando questionados sobre as causas do homossexualismo, apontam imediatamente para fatores espirituais, como possessão, segundo dizem. Isso é um claro sinal de desconhecimento bíblico-teológico sobre a questão e, às vezes, de preconceito (a Bíblia não faz diferenciação de pecado - 1 Co 6.9 - 10).

A influência maligna existe como em qualquer outro pecado, pois Jesus disse que o diabo é mentiroso e nunca se firmou na verdade (Jo 8.44). A homossexualidade é uma mentira dentro dos propósitos maravilhos de Deus para a sexualidade humana, Jay Adams comenta a questão da seguinte forma:
" O diabo não pode ser acusado do pecado da homossexualidade de maneira tal que seja removida a responsabilidade daqueles que o cometem. O comportamento homossexual é pecaminoso, e não o produto de uma irresistível influência satânica ou possessão ou controle demoníaco. Em nenhuma das passagens onde o homossexualismo é condenado, jamais é especialmente vinculado à influência satânica ou demoníaca."

Quando entendem que não é possessão maligna, alguns levantam a hipótese de o problema ser orgânico. Pesquisas tentando mostrar causas-efeitos biológicos ou genéticos para a homossexualidade existem há quase um século. Mas, o fato é que, ao longo dos anos, nenhuma pesquisa jamais provou que a homossexualidade resulta de fatores biológicos. O psiquiatra John White traz uma informação esclarecedora sobre a questão:

" Até agora, a ciência buscou em vão um causa física para a homossexualidade. Os testículos dos homens homossexuais produzem os mesmos tipos de hormônio dos homens normais. Os ovário e as outras glândulas responsáveis pelos hormônios sexuais da mulher homossexual, produzem a mesma proporção de hormônios sexuais da mulher normal. Evidências científicas parecem sugerir que embora nossos hormônios sexuais sejam responsáveis (pelo menos em parte)pelo fato de termos um comportamento sexual e experimentarmos impulsos sexuais, eles não determinam necessariamente o tipo de comportamento sexual que adotamos, nem o sexo do parceiro que escolhemos."

Se não existem provas de que o homossexualismo seja de ordem biológica devemos questionar, então, quais são os fatores que levam uma pessoa à homossexualidade. Ankerberg e Weldon, falam da ausência de fatores orgânicos e a realidade de que homossexualismo é um comportamento aprendido. Eles ciatm as conclusões a que chegaram a Dr. Joseph Nicolosi, Willian Masters e Virgínia Johnson - três grandes pesquisadores americanos da área de sexualidade humana:

O Dr. Joseph Nicolosi salienta que já examinou todos os tipos de literatura científica que têm relação com os supostos princípios biológicos da homossexualidade: "Eu mesmo revisei toda a literatura... e certamente não acredito, e acho que nenhum cientista realmente acredita, que haja predeterminação para a orientação sexual - disse Joseph.

Como disseram também os especialistas em sexo Masters e Johnson: É de grande importância que todos os profissionais da area de saúde mental tenham em mente que o homossexual masculino e feminino é basicamente um homem ou uma mulher por determinação genética, com orientação homossexual por preferência aprendida.

Cientistas do comportamento humano, conselheiros, e terapeutas de ex-homossexuais têm quase a mesma opinião sobre as causas do homossexualismo: a maioria dos homossexuais teve problema na área familiar.

É importante ressaltar que muitos envolveram-se no homossexualismo, também, devido a rótulos que receberam: "Você é gay!" "Sua bicha louca!" "Mulher-macho,sapatão!" "Você é bicha mesmo e não tem jeito" etc... Ouvir issso é forte e doloroso demais para crianças e adolescentes. com certeza esses rótumos marcam suas mentes e emoções. E, como a maioria não tem ul lar amigável, onde os pais mantém constante diálogo com os filhos e os orientem com amor, acaba acreditando nas mentiras que lhes são ditas e assimilam psicológica e emocionalmente os tais rótulos.

Com tudo isso que foi dito, concluo que, cabe a Deus, julgar as vidas que praticam o homossexualismo e digo ainda que, eles devem frequentar uma igreja evangélica como frequentam qualquer outra religião e ponto! Daí pra frente...está nas mãos de Deus pra o que ele achar melhor, modificar se é que tenha de ser modificado, continuar se é que tanha de ser continuado e ponto! Meu dever é falar do amor de Deus e assim que ele reconhecer e aceitar, não devo ficar condenando sua prática e dizendo que ele tem que se decidir por completo, ou seja, larggar o homossexualismo. Entrando na igreja é com Deus! Abraços

SERGIO VIULA disse...

Adorei sua abordagem do assunto homossexualidade e igrejas evangélicas. Dei uma entrevista para a revista Época em 2004 denunciando a fraude dos movimentos de "recuperação" de homossexuais pelas igrejas evangélicas. Silas Malafaia costumava dar muitas oportunidades ao Moses antes disso. Ele apostava todas as fichas de que o Moses era uma "bênção". Se desejar, visite meu blog pessoal www.gls.zip.net

Fui pastor batista e um dos fundadores do Moses (Movimento pela Sexualidade Sadia).

Abração,
Sergio Viula

SERGIO VIULA disse...

Adorei sua abordagem do assunto homossexualidade e igrejas evangélicas. Dei uma entrevista para a revista Época em 2004 denunciando a fraude dos movimentos de "recuperação" de homossexuais pelas igrejas evangélicas. Silas Malafaia costumava dar muitas oportunidades ao Moses antes disso. Ele apostava todas as fichas de que o Moses era uma "bênção". Se desejar, visite meu blog pessoal www.gls.zip.net

Fui pastor batista e um dos fundadores do Moses (Movimento pela Sexualidade Sadia).

Abração,
Sergio Viula

Anônimo disse...

Os homossexuais devem ser aceitos nas igrejas(desde que o objetivo seja ouvir a palavra e quem sabe aceitar a Cristo, mudar de vida... e não impor suas práticas), como muitas igrejas já o fazem aceitando-os(muitos são e nem sabemos), porém é preciso que os homossexuais entendam que não é possível modificar a lei natural que inclusive deu vida aos mesmos: homem e mulher juntos. Não é possível modificar o que Deus criou senão seria o fim da humanidade.
Portanto não podemos aceitar aberrações dentro da igreja.
Jesus disse: "quem quizer vir após mim negue-se a se mesmo.....
Quem tem ouvidos ouça o que Espírito diz as igrejas.
As pessoas são livres p/ praticarem o que quizerem entre quatro paredes. Mas não queiram impor práticas a toda uma sociedade muito menos dentro da igreja.
Que os homossexuais possam entender e respeitar a nossa crença e não querer praticar atos que não são próprios em lugares comuns, quanto mais na igreja.
Será que não vamos poder professar a nossa fé?
Onde está o estado laico?
Precisamos lutar pela liberdade de crença e prática de fé.
Abraços

Anônimo disse...

Bem, eu sou homossexual e sinceramente na minha opinião os homossexuais não devem ser membros das igrejas evangélicas. Não devemos simplesmente pq nos tratam como pessoas diferentes, acham que são os donos da sabedoria das Leis de Deus e que qualquer pessoa que seja diferente tem que passar pelo crivo da aceitação ou se igualar a eles...no meu caso eu não desço degraus só subo, portanto não posso descer até um nível inferior somente para tentar me igualar a gente que pensa conhecer profundamente a mente de Deus e têem certeza do q é certo ou errado. Finalizando, claro q não devemos ser membros da igreja evangélica simplesmente pq essa igreja não é digna de ter um homossexual como membro, uma vez que só enxergam o cristão pela pessoa com quem se faz sexo. E isso jamais deveria ser critério de aceitação de um ser humano!!!
Agora tenho certeza de que se um homossexual fizer uma doação milionária para a "instituição" acaba sendo visto com outros olhos, pq nesse momento ninguém vai querer saber com quem essa pessoa faz sexo.
Deixo claro q nada tenho contra essas igrejas, nem seus membros...nada...somente contra o preconceito contraditório q envolve esses templos.
Jamais eu participaria desse templo de demagogia.
Alessandra
alessandra.bm@bol.com.br

Obs: É óbvio q o moderador não vai aprovar meu comentário...não é o q querem publicar... afff

Osvaldo "Zhappo" Jr disse...

1º - Tudo depende de como se lê a Bíblia. Lemos a Bíblia numa ótica eurocentrica e androcentrica, alias a própria Bíblia foi escrita, numa cultura patriarcal onde a mulher era vista como posse e na oração masculina dos escritores do AT os mesmos agradeciam por não se ter nascido mulher!

2º - Dentro de uma cultura patriarcal como a judaica durante algumas passagens vemos evidenciada as mesmas crenças que criam os saduceus, não numa pós-morte, mas sim da continuidade pela descendência. É por isso que vemos leis que forçam um homem a deitar-se com a cunhada viúva para lhe suscitar filhos para o irmão. E não ter aceitado essa regra foi o pecado de Onã e não simplesmente ter completado o coito extra-vaginal, como associam à masturbação e criaram a idéia de onanismo!
E opor esse motivo homem não deve se ditar com homem! Pois, não vai suscitar descendência! Não há em nenhum momento a condenação de homossexualismo feminino! A única proibição é que as mulheres usem roupas masculinas, pois isso seria afronta aos homens! Como um ser considerado de quarta categoria/classe queria se vestir como um homem? Pois, era esse o pensamento.

3º - O crime de Sodoma e Gomorra não foi a homossexualidade e sim falta de hospitalidade! Existiam inúmeras leis sobre a mesma, alias, o estrangeiro na sua casa deve ser protegido, não pode ser perturbado e é justamente sobre essa proteção que deveria ser inviolável que Davi faz menção no Sl 23:5!

4º - A muito e em diversas culturas e religiões, existiram grupos religiosos que tinham no ato sexual formas de cultuar ao que entendiam como sagrado, esses eram referidos como prostitutos ou prostitutas sagradas. Dentro do império romano tais formas de culto eram religião proibida e como tal deveria ser exterminada!
Assim, Paulo que sempre inculturava e adaptava o Cristianismo por onde passava, e tolhia práticas muito escandalosas ou que fossem perturbar demais a propagação do Cristianismo naquelas regiões, não aceitou nem resignificou as que traziam sexo cúltico e reduziu as que adivinham de religiões extáticas como a glossolalia – que no popular chamam de falar em línguas estranhas; e outras manifestações que o povo chama hoje de "moveres do espírito".

5º - Não precisa ser homossexual para ser afeminado! E lembrando que todos pecados são repugnáveis a deus, até mesmo a sonegação de imposto, aquela compra do dvd ou cd pirata! A utilização do software
pirata que tá no PC de uma porrada de gente ao redor do mundo! Aquela puladinha de cerca que você pensa em dar ou deu! A bibliolatria de muitos crente por ai! A idolatria por alguns pastores! A feitiçaria da "boacumba" dos atos proféticso e cia! O desrespeito de desonra aos ancestrais que professam fé diferente da sua!

6º - O povo infelizmente não sabe ler a Bíblia no contexto, ou então fecha os olhos; e reproduz discursos de opressores. Se querem construir um cristianismo libertador, não entendo como repetem formas de opressão e discursos de intolerância.
A não ser que se esteja apenas lutando para tirar uma forma de domínio e opressão e por outra! Eu sei que essa não é a proposta da Teologia da Libertação, da Teologia Negra, nem da Teologia Feminista! Seria essa a proposta de alguns que buscam afirmar um cristianismo de matriz africana?

Anônimo disse...

Ola meu amigo ,a minha opinião a respeito é o seguinte:vida particular é uma coisa e religiosa é outra ,tudo tratado com respeito ao proximo é do bem.

Anônimo disse...

boa tarde: olhe meu amigo, não só deve aceita o homossexual nas igrejas evangélicas como todas elas, DEUS o ser supremo não faz descriminação em pessoas, cada um viva como acha que deve.

Anônimo disse...

DESDE QUE SE ARREPENDA.JESUS MORREU NA CRUZ POR TODOS E PELO HOMOSSEXUAL TB.MAS ELE COMO TODOS NOS PRECISAMOS DE ARREPENDIMENTO.E JESUS TRANSFORMA NOSSAS VIDAS.
DEUS AMA O HOMOSSEXUAL, MAS NÃO O HOMOSSEXUALISMO.
ABRAÇOS.
CRIS

Anônimo disse...

acho q sim,desde q liberto do homossexualismo...

Anônimo disse...

Amigo, cada um com seu cada um, cada religião lê o evangelho de sua forma, acho que devemos respeitar.
Beijo

Anônimo disse...

QUE ASSUNTO DELICADO!!!!

EM PRIMEIRO LUGAR AS IGREJAS EVANGÉLICAS SÃO UM POÇO DE PRECONCEITOS.

EM SEGUNDO LUGAR NENHUM HOMOSSEXUAL DEVE ENTRAR EM RELIGIÃO ALGUMA PARA SE ARREPENDER, PARA SE SENTIR CULPADO DE SER HOMO E MUDAR SUA OPÇÃO.

PRINCIPALMENTE PARA SER TRATADO COMO ANORMAL, DOENTE, MALUCO, INDECENTE, ABERRAÇÃO? É MELHOR SE PROTEGER DESSAS ACUSAÇÕES E PROCURAR OS SEUS.

AS PESSOAS ADEREM À ALGUMA RELIGIÃO PARA ENCONTRAR RESPOSTAS SOBRE SUA ORIGEM NA TERRA E SEU DESTINO APÓS A MORTE E NÃO PRA SER JULGADO SOBRE SEU COMPORTAMENTO AQUI. É PRA ISSO Q EXISTE A CONSCIÊNCIA E O LIVRE ARBÍTRIO.

EM NÃO ACREDITO EM PECADO E NEM EM PECADO CONTRA DEUS, NÃO ACREDITO Q DEUS ESTA NOS VENDO E NOS JULGANDO, ISSO FOI CRIADO PARA INJETAR O MEDO E A OBEDIENCIA NAS PESSOAS PERANTE AS INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS Q QUEREM CONTROLAR NOSSA VIDA E PRINCIPALMENTE NOSSO DINHEIRO.

QUANTOS PADRES E PASTORES SÃO HOMOSSEXUAIS? A GENTE NEM IMAGINA QUANTOS. E NÃO IMAGINAMOS TBM QTOS SÃO PEDÓFILOS, O QUE É MUITÍSSIMO PIOR.

SE FORMOS DISCUTIR MORAL, QUAL A MORAL DA IGREJA CATÓLICA Q MATOU MILHÕES DE LÍNGUAS PELO MUNDO COM A PORCARIA DA CATEQUESE? ALIANDO-SE AOS COLONIZADORES AQUI NO BRASIL PARA MATAR NOSSOS ÍNDIOS E TOMAR SUAS TERRAS E POR TODO O GLOBO. ISSO PROVOCOU A DESORDEM NOS GRUPOS NATIVOS E AGORA TEMOS TANTA POBREZA, FOME, IGNORANCIA E EU FICO COM UMA RAIVA DA PO... QDO VEM ESSA GALERA FALAR DE DEUS, ESPÍRITO SANTO E JESUS, UMA TRILOGIA GAY, ONDE A MULHER NÃO FAZ PARTE, NÃO É VISTA COMO PRODUTORA DE VIDA, QUEM MANDA EM TUDO É O HOMEM...

SE "DEUS" FEZ O HOMEM E A MULHER PARA REPRODUZIR E POVOAR A TERRA, KD A MULHER DENTRO DA IGREJA? VC JÁ AS VIU REZANDO ALGUMA MISSA? ELAS ESTÃO TODAS APRISIONADAS NOS CONVENTOS, FAZENDO O QUE? ALGUMAS TRANSANDO ENTRE SI E SE SENTINDO AS MAIS PECADORAS DO MUNDO. ASSISTAM AOS FILMES "EM NOME DO PAI" E "O CRIME DO PADRE AMARO", VCS VÃO TER UM EXEMPLO DO QUE É A MORAL DENTRO DA IGREJA.

QDO REZAMOS SÓ FAZEMOS MENÇÃO AO PAI, AO FILHO E AO ESPÍRITO SANTO, QUEM PARIU ESSA GALERA?

SEI Q DEVERIA DISCUTIR SOBRE AS IGREJAS EVANGÉLICAS MAS CONSIDERO TODAS AS IGREJAS PRECONCEITUOSAS E IGNORANTES, NÃO SE ESFORÇAM PARA ENTENDER A DIVERSIDADE, VIVEM COM ESSA CONVERSA DE OBEDIENCIA POR ALGUEM Q NÃO VEMOS. PRA MIM DEUS É A NATUREZA E ESTAMOS MATANDO DEUS HÁ SÉCULOS!!!!

Unknown disse...

Depois de ter lido diversos comentários gostaria de dizer que todos nós somos feitura das mãos de Deus, porém, só passamos para a condição de filhos de Deus qdo reconhecemos que Jesus Cristo veio ao mundo para nos provar que como homem Ele passou pelas mesmas provações que hoje passamos e não pecou em nenhum momento.Não tenho nada contra as pessoas que preferem relacionar-se com pessoas de mesmo sexo, porém acho que todos nós devemos reconhecer que a mulher foi criada por Deus para ser adjuntora e companheira do homem. Não sou eu quem digo, é a Palavra de Deus. A homosexualidade inegavelmente é uma prática pecaminosa como tantas outras. Devemos tds reconhecer nossos erros, arrepender-nos e não mais cometê-los. Quanto aos irmãos homosexuais o que tenho a dizer é que Deus os ama da mesma forma que ama aos evangélicos, porém abomina o pecado, e para termos uma vida santa diante de Deus, devemos nos esforçar para seguir os seus mandamentos à todo instante.
Que Deus possa falar ao coração de tds...

Anônimo disse...

Acho que as igrejas têm que cumprir a orientação bíblica e não julgar. Afinal, "Deus condena o pecado, mas ama o pecador".
E "Quem não tiver pecado, que atire a primeira pedra".

Anônimo disse...

olá não nos conhecemos, mas gostaria de lhe dizer que Deus criou Homem e Mulher os sexos, ou opções sexuais são criações do Satanás. por isso acho que a verdade liberta, e quem a conhece se torna nova criatura que o Senhor Jesus possa esclarece-los, tchau!

Anônimo disse...

todos tem direito a conhecer Jesus e, uma vez q o conheça, largará aquilo que naum agrada a Deus, pois nosso corpo é seu templo e deve ser santificado ainda q para isso precisemos negar as vontades de nossa carne pecadora!!!
Deus te abençõe!!!

Anônimo disse...

Isso não é uma questão sociológica ou de costumes ou discriminação, é tão somente a observância da norma bíblica. Vejo o homossexual da mesma maneira que o adúltero, o homicida, o feiticeiro, ou qualquer forma de pecado que agrida a criação, que, em sua conversão deixa o indivíduo o pecado e é regenerado por intervenção do Espírito Santo.
o que me pareceu panfletário, e é, é a nova postura de se impor a sociedade, ou a partes dela como a Igreja, a impossibilidade de discutir ou discordar. E no caso desse grupo em particular, a tentativa mórbida de interpor duas questões totalmente díspares, a sexualidade e o conceito de raça.
Acredito que seguimos em direção a dias muito ruins no que tange a liberdade de expressão, pensamento e culto.
Conquanto ninguém possa por motivo de nacionalidade e etnia (todas são benditas em Abraão), ser posto como cidadão de segunda classe, para a Igreja determinados comportamentos excluem da comunhão fraterna, é escandaloso e anátema, destes a prática homossexual

Anônimo disse...

oi irmão, eu não só acho que o homossexual deve ser aceito, e sim, ele tem que ser aceito, porém ele deve arrepender de seus pecados e nascer pra jesus, tornando ser como deus o colocou no mundo.

Anônimo disse...

Eu acho que os homossexuais devem procurar outra religião já que acham que não devem se submeter a lei divina. Procure um lugar onde se sintam bem, se é que vão achar.......Já que para mim só há paz em Cristo. Homossexualidade contraria a paz exterior e interior e se não fosse um problema
nós nem estaríamos aqui fazendo comentários. VAMOS DEIXAR DE HIPOCRISIA..........
FALA SÉRIO !

Anônimo disse...

é um absurdo vcs colocarem uma foto gay no blog do cnnc
como ficam a cabeça das crianças
convertam-se a Cristo

Anônimo disse...

Boa noite!
Eu acredito q cada pessoa de ter o direito de buscar o q é melhor para si, e não ser hipocrita fechando os olhos para a sua verdadeira condição e vontade. Quando assumimos uma postura diante da sociedade devemos estar conscientes de q receberemos criticas. Penso q a liberdade deve ser conquistada, portanto, sou a favor de se frequentar todas as igrejas, tanto evangélica como católica. Porém com respeito mutuo entre todas as partes. Deus é amor, porém devemos ama-lo e respeita-lo, ser leal em nossos sentimentos. Dentre esta discussão penso q vc deveria se preocupar ser feliz e buscar algo mais concreto para sua vida. Deus está em toda parte, principalmente na simplicidade e no silencio!...

Anônimo disse...

Bina horrível os seus comentários vc é cheia de preconceitos vc deve sonhar com alguem do mesmo sexo. Ridícula.

Anônimo disse...

INCLUSÃO DOS DESERDADOS
Importante pergunta. Poderíamos perguntar também se "igrejas evangélicas" têm direito de excluir o que Jesus Cristo juntou e incluiu. Acrescentaríamos sobre a comunhão com Cristo dependeria da comunhão da igreja... ou se as igrejas têm alguma autoridade para separar o que Jesus juntou.

Reflito com a Bíblia, a partir das "restrições" à comunhão alegadas ao apóstolo Paulo.

Uma discussão sobre a ética cristã se interpõe, enquanto debatemos sobre a inclusão à luz do Evangelho. Um exemplo, a questão da homossexualidade é um assunto entrelaçado de confusões e preconceitos antes que de tratamento cristão sobre excluídos, segundo a proposta inclusiva do Senhor Jesus Cristo. Hoje, não se observam, irmãos bêbados contumazes, ou glutões e locupletados de alimentos, reivindicando a participação da vida de fé? Como se denunciava existir na igreja de Corinto, imaginamos freqüentadores de cultos pagãos à fertilidade, blasfemos, bígamos, incestuosos, sexualmente imorais, bem-postos arrogantes, patrões que exploram empregados negando-lhes direitos sociais e trabalhistas; homens públicos, políticos, envolvidos com corrupção, defraudadores, sonegadores de impostos, nas celebrações, no culto e na vida regular das igrejas? Se não se lhes nega a comunhão, quais seriam os critérios para negá-la aos marginalizados, minorias sexuais, socialmente? Critério sociológico-homofóbico? Critério teológico de eleição à comunhão e vida de fé?

Eles e elas são membros de nossas igrejas, refiro-me à listagem acima. Quem os apontaria, se convidados a excluí-los da comunhão?

Anônimo disse...

QUEM NÃO TIVER PECADO ATIRE A PRIMEIRA PEDRA...
Evocaremos, todos e todas, os pecados que nos tornariam “inabilitados” para a vida de fé, inclusive aqueles constantes em “listas paulinas”, a partir das cartas aos cristãos coríntios e os demais, das igrejas gentílicas (cf. as epístolas e também Atos dos Apóstolos): violentos, mentirosos, impudicos, idólatras, adúlteros, depravados, travestis, gays, drag queens, transformistas, transexuais, efeminados, sodomitas; ladrões, corruptos em todos os níveis, gananciosos, avarentos, banqueiros agiotas, bêbados, injuriosos, participando do culto, impondo-lhes restrição à comunhão? Ou, silenciosamente nos declararíamos incapazes de reprovar os outros, levando em conta nossos próprios pecados, inclusive o preconceito e a intolerância, uma vez que as Escrituras, no Novo Testamento, não definem graus de pecados, ou qualificam pecadores, para negar-lhes a comunhão?

Quem se disporá a indicar as condições de participação; a perguntar individualmente a cada um, se cometeu quaisquer dos pecados dos listados acima, que supostamente tornariam aqueles indignos da comunhão, incorrendo no perigo de esvaziar-se imediatamente a assembléia, e não restar ninguém, honestamente, na igreja
excludente? Com a palavra os que acham que não têm pecado.
Disse Jesus: "Quem não tiver pecado que atire a primeira pedra..."

Anônimo disse...

Deus ama um homossexual assim como ama você....Ele criou tanto um como o outro. Ele dá para os dois a chance de escolher por aceitar Jesus no coração e mudar de vida...os seus erros podem ser perdoados por Deus e apagados de sua vida, para uma vida NOVA em Cristo. Assim como o homossexualismo pode ser transformado em hetero com a ajuda de Deus para uma nova vida...vida esta em abundância.

Anônimo disse...

"lindo e poderoso" primeiro que para mim só existe um poderoso que é Deus e não vc....gostaria que vc morasse num país mulçumano, vc seria gay entre quatro paredes e não querendo impor sua pratica ao mundo senão vc sabe o que aconteceria. Seja gay, mas se imponha....
seu nome já declara quem vc deve ser....... respeite minha opinião.
Se vc é gay o problema é seu e não meu, seu problema não é de todo mundo. Mas não queira mudar a minha crença procure uma que o aceite como é... Porque a minha religião írá exorcizá-lo até que seja liberto em nome de Cristo e quanto a hipocrisia que é real, muita gente que fala a favor do homossexualismo não quer ter um parente homossexual. Alguém deseja um filho(a) gay, lésbica?
Mesmo os que defendem não querem ter em suas famílias vamos deixar de hipocrisia.........
Sexo com pessoa do mesmo sexo é algo que se faz entre quatro paredes e eu não preciso, não quero saber e não tenho nada haver com a vida de quem faz.. Só não quero ser obrigada a aceitar o que a maioria não aceita.
Ser gay/lésbica é uma prática que não modifica vidas.então que seja entre quatro paredes..... E para seu governo sou casada e bem casada, mas nem por isso vivo me expondo com meu marido, o que fazemos ou não vc não precisa ver nem eu preciso lhe impor que deixe de ser gay e tenha uma prática hetero. como já falaei ser gay é um problema seu, porém aconselho procurar outra religião porque considero tal prática demoníaca.
Contraria a vontade de Deus e se todos forem gays a humanidade já era.
Tenho amigos gay e nos damos bem simplesmente pq respeitamos as religiões um do outro e eles sabem que ser gay num lugar onde se pratica o VERDADEIRO evangelho não é possível.

Anônimo disse...

Para Deus não existe pecadinho nem pecadão, então qualquer pessoa que tenha uma dessas ou todas as práticas sitadas deve arrepender-se
para poder ser aceito como membro de uma igreja, a pessoa deve querer livremente abandonar tais práticas.
Deus ama o pecador e não o pecado.

Anônimo disse...

Adorei a enquete, muito bem abordada...sou contra qualquer tipo de repressão e com certeza serei uma das vozes que irão ecoar nos quatro cantos da internet defendo o povo homo-afetivo, pois, assim me denomino. Afinal, Navio negreiro, homofobia, baixa-renda, mulher submissa já era!!!...agora quem manda é a galera...Abraços e que Deus te ilumine sempre...

Anônimo disse...

se observarmos o desenrolar da nossa história, veremos como constantemente as ordenaças de Deus são consideradas preconceituosas e ultrapassadas, assim criam-se maneiras de desreipeita-las através de movimento e até mesmo leis que permitem e incentivam o pecado ( aborto, drogas legais, mudança de sexo, homossexualismo e etc.)
Nós Cristãos temos um mandamento a seguir, ir e anunciar o evangélio, verdadeiro e puro. não floreado e diluido para facilitar sua aceitação parcial e por consequencia sua condenação pessoal e eterna.como uma união infrutífera cumpriria a vontade de Deus? Foge a natureza humana, envergonha e favoreçe a total desvalorização do corpo ( a sodomia prejudica o corpo, causa doenças em ambos os praticantes, perverte o amor, impossibilta a perpetuação da espécie, o que por si só ataca toda humanidade.
De qualquer forma nosso Snhor Jesus nos deu livre arbítrio, assim podemos fazer o que quisermos com nosso corpo, mas por cada uma de nossas atitudes e palavras seremos julgados, julgem-se a si mesmos e imagine´m-se diante Desu. Então seremos separados em dois grupos, um para o descanço eterno e outro para o tormento e dor. a segunda morte é o que espera aqueles que escolhem ouvir, acreditar e seguir as mentiras de satanás.

Anônimo disse...

Bina me esquece
Ai.ai.sou gay mesmo e dai. O que vc tem com minha vida? não vou ficar baixando o nivel com vc, ja te chamei de ridicula e repito vc é riducula.Vc é dona de Jesus? kd a procuração que vc é dona dele?Sou Lindo e Poderoso mesmo.sabe pq? Os homens me adoram eu tb tenho marido e ele é crente, se o seu marido me conhecer ele vai te largar.Tchau e deixa de baixeza esquece de mim que coisa horrivel.

Anônimo disse...

Não.Deus ama o pecador,mas aborece o pecado.
Sei que a ígreja é a "oficina de Deus", mas ser membro do corpo de cristo, uma pessoa (homossexual),Não dá é anti-bíblico Ver I Aos Coríntios 6.10. Oremos por eles,pois só o sangue de Jesus, para transforma-los e aceitar a vontade de DEUS.

Anônimo disse...

INDEPENDENTE DE RELIGIÃO, A LEI 5003, É UMA VERGONHA PARA A NAÇÃO, NENHUM CARTORIO REGISTRA UM HOMOSSEXUAL QUANDO NASCE,MAS, É REGISTRADO MACHO OU FEMEA, DA MESMA FORMA OS HOMICIDAS, LADRÕES, E OUTRAS COISAS VERGONHOSAS QUE AS PESSOAS PRATICAM NÃO SÃO EXPOSTAS QUANDO A PESSOA NASCE, ELA SE TORNA HOMOSSEXUAL POR DECISÃO PROPRIA.
ENTÃO, ACRESCENTAR MAIS UM SEXO AO SER HUMANO É VERGONHOSO, NÃO FOMOS CRIADOS POR NÓS MESMOS, SOMOS A MAQUINA MAIS PERFEITA QUE EXISTE E NÃO PODEMOS ACRESCENTAR MAIS NADA,POIS, QUEM NOS FEZ SOUBE MUITO BEM FAZER A PERFEIÇÃO.

"EM NOME DE NAÇÃO LEI 5003 NÃO"

Anônimo disse...

pessoal, não conhecia o blog, nem mesmo o CNNC. tava balançando na rede e procurando informações sobre coisas legais .... e achei.

vibrei, muito bom (mesmo) o blog .

(falo de são luís/MA e sou assembleiano e sociólogo – nesta ordem...)

o tema é apimentado.




sou "contra" o homossexualismo.
e os parêntes aí querem dizer que em lhes reprovando o "amor" (hehe) tal como praticam, não espero que apenas por conta da minha reprovação, que cessem

(neste sentido sou "contra" outras coisas também, o politeísmo e a vigarice de líderes eclesiásticos, quando é o caso, por exemplo)

o troço todo está naquela palavrinha que é facinho facinho de falar. é a tal da tolerância.

antes de avançar tenho que registrar que tenho por suposto, para efeito da minha argumentação, e por fé que sim, Deus pode salvar, que Jesus pode chamar pelo nome o ímpio quando ele segue galopante a procura de fazer o mau contra a mensagem da salvação e fazê-lo ir ao chão em arrependimento.

voltando ao troço da tolerância.

caminhamos (ou será que já chegamos?) para um mundo onde todos querem esgrimir suas identidades.

o homosexualismo existe. ponto.
e continuará a existir. outro ponto

porém a homosexualidade é prática condenada pelas ESCRITURAS ( vale dizer que é nos textos sagrados de de todos os filhos de abraão, judeus, islamicos e cristãos)


e não custa lembrar que vivemos num páís de esmagadora e estridente maioria cristã

se os homosexuais querem lutar por direitos (sejam quais forem)que o façam.

mas não têm o direito de calar consciências,

nossa fé é incompatível com a homossexualidade. mais que isto, é antagônica.

a legislação de direitos humanos (é aí que se encaixa tal debate) não pode conter a manifestação da fé cristã, ou decretar a censura religiosa mediante a impugnação dos trechos que não agradam homosexuais.

aliás também não se deve perder de vista o que está em confronto.

sexo e "religião" (melhor dizer espiritualidade, fé) não estão no mesmo nível.

a nossa fé contém e implica uma reprovação do homosexualismo e assim continuará sendo.
(reprovação também de outras coisas ...)

a palavra discriminação aí deve ser usada com reservas.

pois combater a discriminação combatendo uma fé em seus fundamentos espirituais é discriminar.... e isto é um crime....

um abraço


emanuel

Edson Norato disse...

SOU UM HOMOSSEXUALe e Isso é interesse político
E frequento as vezes uma igreja evangélica gosto muito dos cultos dos louvores em casa só tenho cds evangélicos. Fui na igreja até os 16 anos, não me sentia feliz pois toda vez que o pastor tocava no assunto da homossexualidade ficava inquieto, com medo, resolvi sair, passei por muitas dificuldades psicológicas, pois não me aceitava, fiz vários tratamentos, fui a muitas correntes de oração. Minha avó (falecida) levava muitos pastores para orarem por mim e repreender o diabo. Mas nada resolveu. Um dos pastores levou um rapaz que era da sua igreja e dizia ter se livrado do homossexualismo, fiquei muito feliz e com uma esperança muito grande, num final de semana que se seguiu vi o rapaz numa boate gay. Então pensei é assim que ele se livrou dessa prática. Ele ficou muito consatrangido ao me ver.
Acho que ser gay é uma doença que não tem cura. Tenho essa doença e tive que aprender a conviver com ela.
Hoje estou com 27 anos e há 3 anos venho frequentando uma igreja e mais ligado a questão religiosa. Meu parceiro (moramos juntos há 4 anos e meio) não gosta mas vou assim mesmo. Podem falar o que quiserem mas ninguém vai me proibir de entrar numa igreja.
O que está acontecendo na realidade é um jogo político. Até um tempo atrás falava que Jesus perdoava o pecador. Agora se fala que sou uma aberração. Gostava muito desse pastor (Silas Malafaia) mas ele não é Deus para apontar o dedo na minha cara. Sei que tenho que mudar mas não é com ofensas que isso vai acontecer.
Se continuar com essa discussão aí sim vai se complicar vai se travar uma guerra de ambos os lados. E é isso mesmo que o diabo quer que se trave uma verdadeira guerra. Assim os poderes públicos vão contra as igrejas e proibir os cultos e tudo o mais acho que os pastores estão caindo no laço do diabo isso sim. Que é errado todo mundo sabe não precissa bater de frente com a comunidade gls todos tem o livvre arbítrio cada um faz oque quizer da vida e do corpo, prestaremos conta com Deus no juízo final (TODOS) e lembrando que não somente existe o homossexualismo como pecado.
O Silas Malafaia não é Jesus Cristo ele tbm tem pecados e tem que se preocupar com os deles.
Há não ser que existe algum interesse oculto nisso tudo. Hoje em dia é de se duvidar de tudo.
Deixem os homossexuais em paz e os evangélicos tbm vivamos todos felizes.
O que é certo e oque é errado virá a tona no juízo.
abraços a todos

Anônimo disse...

bqAff
Deus nos Deu o livre arbitrio para escolhermos oq kiser
Nós estamos na Terra para nos melhorarmos e tentar nos aperfeiçoar1
Deus não ker saber oq somos desde que sabemos oq estammos fazendo q que depois agente saiba reprimir o erro"

E ninguem tem NADA ver com a vida de ninguem !!!!

Unknown disse...

alguem sabe o q diz romanos cap. 1 vers. 24 ao 27? vou dizer...
24 Portanto Deus, em harmonia com os desejos dos seus corações, entregou-os à impureza, para que os seus corpos fossem desonrados entre si, 25 estes, os que trocaram a verdade de Deus pela mentira, e veneraram e prestaram serviço sagrado antes à criação do que Àquele que criou, que é bendito para sempre. Amém. 26 É por isso que Deus os entregou a ignominiosos apetites sexuais, pois tanto as suas fêmeas trocaram o uso natural de si mesmas por outro contrário à natureza; 27 e, igualmente, até os varões abandonaram o uso natural da fêmea e ficaram violentamente inflamados na sua concupiscência de uns para com os outros, machos com machos, praticando o que é obsceno e recebendo em si mesmos a plena recompensa, que se devia ao seu erro."
ninguem pode discutir com a biblia, q é a palavra de Deus! isso é obseno... machos com machos, fêmeas com fêmeas, isso é inaceitável ocorrer dentro d qualquer religião, mas tem q ser deixado bem claro q eu, como Testemunha de Jeová, ñ odeio a pessoa em si mas A PRÁTICA dela! odiamos o q ela faz e ñ a pessoa em si...

Anônimo disse...

bom dia gente.
comentar sobre um assunto tão polêmico quanto este é uma honra; não estamos aqui para condenar, nem perseguir o homosexualismo, mas como leitor da Biblia, e cristão, não posso negar o que é evidente na biblia;a pratica do homosexualismo é pecado.o homem erra o alvo e peca contra Deus, quando age assim; tão quanto a idolatria,a fornicação, o adulterio...e outros pecados relacionado na biblia.
esta escrito em genesis: que Deus criou homem e mulher. que Deus não permitiu que o seu povo praticasse a homosexualidade. Que Deus considerava um pecado que fugia a criação natural. que os adeptos não herdam o reino dos ceus. que precisam ser transformados pelo evangelho.que cidades inteira foram consumidos tambem pela pratica da homosexualidade.

compreendo facilmente que a homosexualidade foge o comportamento normal da sexualidade.exemlpos:como haveria procriaçao na homosexualidade? na relaçao homosexual não falta ferramentas natural para a
execução do ato? dois homens se beijando, se acariciando, se tocando é normal ou será algum dia normal? uma familia tem prazer que seu filho seja homosexual? um pai criaria seu filho com este fim?
creio perfeitamente que a homosexualidade é uma anomalia social e familiar. que nao foi Deus que quis assim. mas que assim aconteceu por abusos familiares e sociais;creio ser uma consequencia de familias e sociedades pervertidos.acredito que a homosexualidade é algo que foge o comportamento normal familiar e social.
os estudos sobre a homosexualidade chegaram a um concenso, de que a homosexualidade nao é um comportamento genetico, natural. mas comportamental, ou seja, adquirido.
no entanto não tenho problema algum com os homosexuais, tenho amigos, parentes... sou respeitados e admirados quanto ao meu tratamentos para com eles. compreenção, respeito, amizade. entretanto querendo as suas mudanças, por entender que eles estão errados no seu comportamento. seja pela otica biblica, social ou familiar.
uma abraço a todos. e que Deus os abençoe.carlinhos

Anônimo disse...

sou um cara jovem e estou me relacionando com um evangelico mais velho o problema é que ele tem muito medo com relaçao a religião e isso está me fazendo um mal , eu amo ele demais, mais está sendo muito complicado

abraço a todos

Unknown disse...

Farei palestra em um seminário sobre a hossexualidade e as igrejas, pesquisando várias fontes cai aqui nesse blog. É interessante a forma como vocês fundamentam o problema do enfrentamento da homoafetividade. Citarei referências usadas por vocês. Acessem meu blog. O endereço é: www.domomb.blogspot.com Anraços a todos, Dom Orvandil.

PRETAS POESIAS

PRETAS POESIAS
Poemas de amor ao povo preto: https://www.facebook.com/PretasPoesias