domingo, 1 de junho de 2008

PASTORES ACUSAM CRIANÇAS DE BRUXARIA NA NIGÉRIA


Por Walter Passos.

Teólogo, Historiador, Pan-africanista e Afrocentrista.
Pseudônimo: Kefing Foluke.
E-mail:
walterpassos21@yahoo.com.br
Facebook: Walter Passos

Diversos Blogs em muitos países divulgaram a situação de algumas igrejas e seus pastores na Nigéria que acusam crianças de bruxarias. Sem olhar mais acurado, de certo preconceituoso, usa-se a mídia como arma psicológica para agredir o povo preto, perpassando mais uma vez a ideologia caucasiana de que tudo na África é demoníaco.
Ao entendimento desse fenômeno étnico-social e religioso, é imprescindível conhecermos a Nigéria.

NIGÉRIA
A Nigéria está localizada no centro-oeste da África com uma área: 923.768 km2. E Total: 148.000.000 milhões, sendo grupos étnicos autóctones 94,5% (principais: hauçás 23%, fulanis 22%, iorubas 21%, ibos 18%, tives 3%, ijos 6%, buras 1,5%), outros 5,5%%.
É o país mais populoso da África e um dos mais ricos do continente africano. Numericamente, ultrapassa a população total estimada de todos os países do Oeste Africano. Cerca de metade da população nigeriana afirma seguir a fé cristã.
Nesta região floresceram diversas civilizações, entre elas, a civilização de Nok que vivia no Vale do Rio Níger, surgida entre 700 a.C e desaparecida no ano 200 d C, possuíam um sistema social bem avançado e conhecimento do ferro e da fundição. As primeiras descobertas dessa importante civilização ocorreram em 1928 em uma mineração de estanho.
Escultura da Civilização de Nok
Desenvolveram-se na região poderosos impérios em Ife, Oyo, e Benin. Destes, o reino de Oyo se tornou o mais dominante, mantendo o seu poder até o final do século XIX.

CRISTIANISMO NA NIGÉRIA
O cristianismo já existia na região desde o século IV através do grande teólogo africano e preto Agostinho. Os primeiros contatos dos cristãos caucasianos na Nigéria ocorreram no século XV, com a introdução do cristianismo católico pelos portugueses. No entanto, foi praticamente extinto durante os anos seguintes, no século XIX foram enviado cerca de 200 missionários católicos romanos. Desde então, a Igreja Católica tem crescido e agora afirma aproximadamente ter 19 milhões de membros e seguidores, principalmente no sudeste.
Os primeiros missionários protestantes foram metodistas weslyanos. Eles começaram a trabalhar no sudoeste entre os Yoruba, em 1842. Outros grupos protestantes seguiram: Igreja Missionária Society (evangélico anglicano), United Free Church of Scotland, e os batistas do sul. Ao longo dos últimos 100 anos, várias outras missões já entraram Nigéria: Onde Iboe Missão (agora conhecida como Missão África), Sudão Unido Missão (incorporando tais grupos como os britânicos e Sul Africano interdenominacional sucursais, bem como o CRC, Países Baixos Igreja Reformada, a Igreja Reformada holandesa Sul Africana, os Metodistas Unidos e da luterana dinamarquêsa, Synodical Conferência das Igrejas Luterana, Exército de Salvação, Assembléias de Deus, e da Igreja Menonita da América do Norte. Quase todas estas missões têm plantado grandes igrejas. Por exemplo, a Igreja Anglicana da Nigéria agrupa mais de 11 milhões de membros e seguidores.
As igrejas protestantes na Nigéria possuem diversos centros universitários, sendo considerados entre os melhores do país, entre eles podemos destacar o pertencente à Convenção Batista Nigeriana.
http://www.bowenuniversity-edu.org/

PENTECOSTALISMO E CARISMÁTICOS NA NIGÉRIA
A maior parcela religiosa nigeriana está dividida entre mulçumanos e cristãos, agrupando assim, uma minoria seguidora de outras religiões. Evidente que na Nigéria como no Brasil, as religiões que cultuam os orixás possuem minoria de adeptos, pela perseguição e falta de respeito decorrente da colonização caucasiana, e no país africano, especificamente, também em conseqüência da invasão islâmica na região.
O crescimento do cristianismo e do islã na Nigéria acarreta problemas seriíssimos na administração do país, pela luta do poder político. Nos últimos censos realizados viu-se que de dez nigerianos, três são pentecostais e carismáticos. De dez protestantes, seis são pentecostais e carismáticos, e entre dez católicos, três são carismáticos. Conclui-se assim que cerca de um terço da Nigéria é pentecostal-carismatica, terceiro país do planeta em número de membros carismáticos e pentecostais, só sendo superado pelo Brasil e pelos Estados Unidos da América.
“Todo domingo, centenas de milhares de fiéis em Lagos se dirigem às inúmeras igrejas da cidade para vivenciar a experiência do pentecostalismo e sentir o espírito divino. Nas vias de saída da cidade, na direção de Ibadan, foram construídas verdadeiras catedrais com capacidade para 10 mil pessoas. Na entrada estão escritos dizeres como "Montanha do fogo e do milagre", "Embaixada Christi" ou "Campo da redenção". Essa rodovia da religião, a "Auto-estrada de Deus", já se tornou um símbolo do êxito das igrejas carismáticas na África.
Um dos grandes culpados pela demonização do povo nigeriano é o alemão Reinhard Bonnke, de Frankfurt. http://www.cfan.org/
O jornal alemão Die Zeit o caracteriza como "um dos mais bem sucedidos missionários do nosso tempo".
Uma dessas evangelizações em massa foi visitada por 1,6 milhão de pessoas em Lagos, e em Oshogbo, também na Nigéria, um mega-evento deste tipo, em fevereiro de 2007, foi transmitido pela God TV para 200 países.
Esteve no ano pasado na Igreja batista de Lagoinha:
- ”Ele afirmou: “Go forward” (siga a diante, vá em frente). Suas palavras serviram de encorajamento para que a Igreja brasileira possa “seguir em frente” e lembrar que quem está a frente da batalha é o Senhor dos Exércitos. Disse ainda que quem entrar na frente do Senhor quando ele estiver realizando seus propósitos, será fulminado”.

BISHOP OYEDEPO'S SLAP AND ARROGANCE!





CRIANÇAS E ACUSAÇÃO DE BRUXARIA
A influência de pastores caucasianos nos últimos anos tem deformado ainda mais o Evangelho do Reino, e pastores pretos tentando enriquecer copiam as suas táticas de demonização.
Alguns pastores de igrejas evangélicas pentecostais e carismáticas na Nigéria estão acusando crianças de serem bruxas, levando ao abuso e as crueldades indescritíveis a crianças inocentes. Elas estão sendo abandonadas pelos pais para morrerem, isso quando não são mortas, espancadas, queimadas, envenenadas, enterradas vivas, amarradas a árvores, entre outras crueldades. Estima-se que cerca de 5.000 crianças foram abandonadas desde 1998, e que de cada cinco crianças abandonadas, uma acaba morrendo, e as que sobrevivem ficam em estado de choque. Os pastores fazem parte das igrejas evangélicas "Assembléia do Novo Testamento", "Igreja de Deus das Missões", "Evangelho Monte Sião", "Glória de Deus", "Irmandade da Cruz", "Liberdade do Evangelho", entre muitas outras. São os pastores que dizem que as crianças estão enfeitiçadas, prometem fazer um exorcismo para curar as bruxas mediante pagamento, que podem custar 03 a 04 meses de trabalho. Com a grande maioria das pessoas não podem pagar, elas abandonam as crianças, ou utilizam outros métodos para tentar "curá-las". Esse é o link da notícia, em inglês: http://www.guardian.co.uk/world/2007/dec/09/tracymcveigh.theobserver
O Pastor Ita da Igreja do Evangelho Libertador, com cerca de 60 igrejas no Delta do Níger, possuidor de um novo e brilhante Audi, em seu terno e gravata, afirma:
"Nós baseamos a nossa fé na Bíblia, somos conduzido pelo Espírito Santo e nós temos um programa para expor a falsa religião e a magia.” O pastor nega cobrança de exorcismos, mas reconhece que sua congregação é pobre e tem que trabalhar duro para cumprir com as contas e vive das doações. Também pacientemente ele explica a condição das crianças bruxas:
"Dar mais do que você pode pagar é benção. Nós somos os únicos que realmente conhecemos os segredos das bruxas. Os pais não vêm aqui com a intenção de abandonar os seus filhos, mas quando uma criança é uma bruxa, então você tem a dizer "o que é que há? “Não é o seu filho.” Os pais vêm até nós quando vêem manifestações. Mas o segredo é a de que, mesmo se você abandonar o seu filho, ainda é a maldição sobre você, mesmo se você matar o seu filho a maldição não acaba. Então você tem que vir aqui para curá-lo e recebê-lo bem.”
O Pastor ainda acusa as crianças de colocar feitiço sobre a sua mãe e provocar nela câncer de mama, e também de espalhar o vírus HIV.


CONCLUSÃO
"Para as Igrejas pentecostais, doar dinheiro e receber a proteção divina como recompensa é um negócio normal. Quem não tem sucesso em vida é culpado por sua desgraça. Por isso, pastores e fundadores de Igrejas são considerados os melhores por terem conquistado grandes riquezas com o próprio esforço."
http://www.dw-world.de/dw/article/0,2144,2782509,00.html
No Brasil, a bruxaria, a demonização de culturas e exorcismo estão ligados também a grupos recentes saídos do protestantismo, da Renovação Carismática Católica, sendo mais conhecida a Igreja Universal do Reino de Deus, Grupos do G 12, Diante do Trono e similares.
A Nigéria berço de grandes civilizações africanas e com problemas imensos de distribuição de renda, apesar de grande potencialidade industrial e detentora de riquezas minerais como o petróleo, se tornou alvo predileto pelo grande contingente populacional, por ter a metade da população seguidora do islã, para um palco de interesses políticos internacionais para as chamadas cruzadas evangelísticas, onde os caucasianos e a globalização de métodos discriminatórios atacam culturas milenares africanas e demonizam o povo preto, além do mais, propagam a idéia do evangelho capitalista, através da teologia da prosperidade e explora a bela nação nigeriana, terra de uma grande parcela dos nossos ancestrais.

13 comentários:

selasie disse...

Olha, enguanto não houve uma visão que há um outro lado não vai ter mudanças nem no Brasil ,nem na Africa , o que falta e uma igreja que também pregam o ponto de vista do negro e que denucie todas estas coisas ,se não haver, ninguem vai perceber ,e tantos negros Africanos e Brasileiros vão continuar achando que tudo esta certo ,o que mais me doi e que os proprios Africanos acabam ficando com os mesmo racismo que os caucasianos , desde os preconceitos ,e o modo de ver as coisas ,outro dia minha cunhada que e evangelica me apareceu ,com uma fita desta igre
ja indemonizando tudo que tem de direito ,a minha sorte que minha namorada além de ser negra como eu e conciente. E esperamos que um dia a igreja cnnc venha para BH ,para assim mostra o outro lado da questão ! ,mas tenho certeza que um dia aparecera um pregador de verdade ,pra mudar toda este genocidio mental que nós o povo negros estamos ainda fadados !

Anônimo disse...

Infelizmente andam chegando somente notícias ruins da África para nós. O Brasil também não está tratando bem suas crianças, os casos daqui também têm nos chocado bastante, principalmente os casos de pedofilia, abandono, violência e agressão contra as crianças, etc.

Adultos desestruturados não conseguem educar nem dar exemplo aos pequeninos. Neste ponto a conscientização deve ser bem ampla em relação também a auto-estima.
Como já escrevi outras vezes, isso é mais questão de amor a si e valores familiares do que qualquer outra coisa, pois quando o amor por nós e pelos familiares falam mais alto, não é qualquer um (seja pastor, padre, filósofo, doutrina qur for) que irá nos dizer para acabarmos com nossos filhos. O próprio instinto nos leva a proteger nossas crias, como qualquer outra espécie de ser vivente, do mundo animal (racional ou irracional). Se nem o instinto protetor de pai e mãe está funcionando, ou de preservação da espécie (que todos têm, segundo a biologia) está funcionando, é desolador.

Precisamos ter uma organização em casa (Brasil), para sermos fortes o bastante e levarmos, quem sabe, missões pelo mundo. Por que não?

Pesquisei sobre meus antepassados e verifiquei que não são nigerianos, mas sim, moçambiques (no sul da África). É interessante buscar essas informações. A gente se sente mais próximo do continente africano. rs

Afrobeijos à todos. \O/

Anônimo disse...

Muito interessante seu texto
mas não entendo porque de tanto vc exaltar o ecumenismo.
De que lado vc está....se assuma.
Que tipo de cristão vc é?
Dos que adora imagens?
Gosto de ler seus textos e ao contrário de muitos não entro em conflito.
Cuidado para não tornar neocristão herege.

Abraço

Anônimo disse...

E o pior,esses somos nós!
Somos nós que abandonamos nossos filhos para nos salvar.
São crianças, aposto eu que se o reporter tivesse perguntado "você é uma princesa?" ou qualquer outra coisa a criança diria que sim, talvez com medo, mas diria.
Crenças são para nos ajudar mas sem atrapalhar na vida de outro ser, e o pior, isso tudo é por que os 'pastores' querem um pouco mais do dinheiro que eles recebem como 'doação' do povo pobre e sofrido que quer salvação.

Deviamos evoluir e não decair!
Somos todos seres conscientes!
(ou pelo menos deviamos ser)

Beatriz.

Anônimo disse...

Deus me tocou no meu coração para interceder por nigéria.E antes eu nem sabia aonde era nigéria.Mas agora eu sei suas dores;e seus sofrimentos.
não acho legal acusar ningem.pois quem somos nós?
temos que orar;repreender;e espulsar.Esse é o nosso papel aqui na terra;nem Jesus veio para acusar;mas sim para Salvar!!!
interceda junto comigo e vamos trabalhar!!!

Anônimo disse...

Como saber quem é honesto e digno de ser seguido e quem não é?
A única pessoa que pode decidir isso somos nós mesmos. E para isso temos de nos autoconhecer não apenas nossas raízes e descendencias, mas principalmente DO QUE SOMOS FEITOS, se de amor, compaixão, etica, dignidade, capacidade de trabalho, e lutar para corrigir nossos defeitos internos, tais como, orgulho exacerbado, inveja, medos, complexo de inferioridade, ignorancia, discriminação, etc.etc.
Somente através do estudo (interno e externo) seremos capazes de vencer nossas fraquezas e enriquecer (material e espiritualmente) sem importar se somos muçulmanos, cristãos, indus ou qualquer outra denominação, pois Deus, Alla e outros nomes apenas denominam a Força Criadora a quem devemos reverencia. Não temos que seguir pastores, padres, evangelizadores, pois são tão falhos ou piores que nós mesmos. Temos de ter discernimento e para obter isso, temos de crescer como seres humanos, temos de estudar muito para sabermos do que somos capazes. E aí, confiantes em nós mesmos, decidirmos o que queremos da vida, quais idéias queremos para nossa vida pois compactuam conosco internamente. Esse negócio de doutrina religiosa é só pra arrancar dinheiro de quem não consegue saber quem é. Aí se junta um monte de gente sem idéia de quem seja e vem um pastor e diz: você é protestante carismático (ou não) e deve fazer isto e aquilo. E quem não se conhece, segue e cai como um patinho na armadilha.
Gente, acoooooorrrrdaaaa!!
Vamos buscar DENTRO de nós a religação com nosso Deus interior, que é ligado com o Deus Criador (ou qualquer outra denominação) e portanto, é mais seguro e verdadeiro.
Quando procurarmos nos conhecer, conheceremos tudo ao redor. Olhando para dentro, abriremos os nossos olhos para o mundo externo...
É isso aí, quem tem ouvidos de ouvir, ouça...
Namastê!

Prof. Marcelo Quintela disse...

Walter, meu mano, desde que colamos seu texto adaptado em nossos sites e blogs, como parte do informativo DÔSSIE NIGÉRIA, muitas coisas aconteceram e estamos publicando uma revista para contar o que vivemos lá, e que, em forma de diário, está tb disponível no mesmo site. O que eu gostaria era que vc revisse o texto, e se possui alguma atualização, correção ou melhora a ser feita, queria que vc ficasse á vontade, pois vamos publicar sua matéria altamente explicativa nessa revista de circulação nacional, que vai para o terceiro número agora e terá os conteúdos da MISSÃO PEQUENINOS NA NIGÉRIA como tema único.
Pode ser? Aguardo.
Link: http://www.caiofabio.net/2009/conteudo.asp?codigo=05413

Fico grato, especialmente se vc puder fazer isso com urgência, devido aos prazos de publicação.

Anônimo disse...

Pior do que esses pastores, é o povo Nigeriano que aceita esse evangelho pregado por esses pastores malignos.

Anônimo disse...

Fico triste em ver e ler ,artigos e observo a preocupação de pessoas que não percebem que estão sendo canais negativos para o evangelho trazendo duvida na mente e no coração de pessoas que mal conhecem a Deus ,,, mas entendem muito de filosofia e são pregadores que abordam o erro dos outros , e não conseguem fazer algo para Deus apenas glorificando sem se preocupar em condenar ,Jesus veio para salvar toda criatura ,,, inclusive esses que estão sendo apontados ... publiquem artigos que denunciem o erro e apontem aquilo que não é visto ,parem de acusar pessoas ,,, Deixe esse papel para aquele que foi levantado para isso ,,,boa tarde ,,, façamos sem ser vistos

Nascimento disse...

Sou evangélico, congrego na Igreja Assembléia de Deus, e vejo esta doutrina diabólica sendo inserida nas nossas igrejas de mansinho, louvo os pastores que tentam banir esta maldição das igrejas, como fica evidente nas iniciativas vistas nas publicações usadas na escola dominical, cuja última revista trata da verdadeira prosperidade, porém também é louvável, sem sombra de dúvidas, estas notícias que mostram a realidade do que ocorre hoje e diariamente na Nigéria, que nada mais é que o reflexo do evangelho que é pregado pelos pastores, e o reflexo da decadência das religiões, um drogadito não inicia seu tratamento até que se aceite viciado, e nós não nos trataremos deste câncer até que deixemos de ser hipócritas e covardes e finjamos que não vemos o que os nosso pastores promovem aqui e em outros países, pois aqui, diferente de crianças, muitos ficam miseráveis, dando tudo o que tem, convencidos por pastores que os convencem a comprar as bênçãos de Deus, que nos é concedida gratuitamente. E não adianta eu dizer que na minha Igreja não existe isto, a grande diferença é que enquanto vários pastores colhem nas tvs pregações de pastores famosos milagreiros que já sabemos quem são para trazer em suas preleções esta doutrina demoníaca para a Igreja, eu mesmo já ouvi algumas vezes; alguns ainda conseguem se impor e impedir que esta maldição tome conta de toda a Igreja. E colocar todos como farinha do mesmo saco é o mesmo método reprovável dos que pensam que todos os que na Nigéria moram são endemoninhados. Parabéns pela matéria.
1Co 11:19 E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós.

Anônimo disse...

Esse tipo de gente que cria quadrilhas neoislamicas, neopentecostais e neodemoníacas, terão aqui na terra e no quinto dos infernos a sua morada por longos dias... A justiça tarda mas não falha!

Michel Hotsex disse...

Absurdo um negro nigeriano não cultuar seus ancestrais ( orixás ), cultura tão linda quanto frágil.
O mundo tá perdido mesmo...

Anônimo disse...

Viviane: Deus é amor!! isso não é de Deus, tem que divulgar essa imagens nas igrejas.... ajudar estas crianças que tanto sofrem... entristece meu coração.... a que ponto chegamos.....

PRETAS POESIAS

PRETAS POESIAS
Poemas de amor ao povo preto: https://www.facebook.com/PretasPoesias