sábado, 29 de junho de 2013

DARFUR: DESERTO DE SANGUE



 










Walter Passos - Historiador
Skype: lindoebano
 Facebook: Walter Passos
 


Localizado na região Oeste do Sudão, Darfur foi um Sultanato independente, assim como inúmeros outros, até sua incorporação ao Estado do Sudão por forças militares anglo-egípcias no inicio do século passado. O que a destaca, no século XXI, é ser o maior palco de conflitos militares e genocídios étnicos da atualidade. 

Darfur, a exemplo de outras regiões do atual Sudão, abriga uma política ineficiente que não atende as necessidades básicas de sua população. Embora tenha em sua geografia uma região produtiva e fértil, as aldeias vivem sem qualquer auxilio e na pobreza extrema. Tal situação agravou-se com a assunção do Tenente General Omar Hassan Ahmad al-Bashir, que após sangrento golpe militar instaurou um regime ditatorial naquele país.

Nesse sentido, o filme DARFUR: DESERTO DE SANGUE, dirigido por Uwe Boll e estrelado por Kristanna Loken, David O’Hara, Billy Zane, retrata a viagem de um grupo de jornalistas internacionais a uma aldeia de Darfur e presenciam violentos e sanguinários conflitos armados promovidos pela população árabe contra os não-árabes, estes últimos, em sua esmagadora maioria, composta por pretos. Neste cenário, milícias apoiadas pelo governo - conhecidas como Janjawid (o diabo montado a cavalo) - espalham o horror e a morte por onde passam, destruindo aldeias, assassinando, estuprando e sequestrando crianças, em uma guerra étnico-cultural, promovida pelo ódio à população original, o que já vitimou mais de 400 mil pessoas.

 O filme denuncia o maior e mais relevante genocídio do mundo atual e faz um alerta a passividade dos organismos internacionais, bem como de ausência do reconhecimento e manifestação contrária de diversos países, entre eles a China.

Imperdível para educadores das mais diversas áreas que buscam apresentar e discutir as causas e consequências atuais da colonização, islamização, cristinianização, comércio ilegal de armas, escravização moderna, inexistência de Direitos Humanos e interesses econômicos no continente africano.

Assista ao filme gratuitamente no link abaixo:


ACESSE PRETAS POESIAS:

Nenhum comentário:

PRETAS POESIAS

PRETAS POESIAS
Poemas de amor ao povo preto: https://www.facebook.com/PretasPoesias