terça-feira, 28 de maio de 2013

EXPRESSÕES CORPORAIS AFRICANAS EM CULTOS NEOPENTECOSTAIS – O CASO DA BISPA JOSELITA















Por Walter Passos - Historiador
Skype: lindoebano
Facebook: Walter Passos 


Os cultos neopentecostais afloram nos bairros de maioria preta em Salvador, e reinventam uma teologia distante dos cultos das igrejas históricas da reforma protestante. Notamos uma rica liberdade dos movimentos corporais semelhantes a alguns cultos de matriz africana nas Américas.
Sem uma análise mais acurada do quesito fé e respeitando a liberdade de culto, o que me chamou a atenção é que o bairro da Liberdade na cidade do Salvador-Bahia, considerado como exemplo de pretitude e resistência contra a discriminação racial, surgem diversas comunidades religiosas de cunho cristão evangélico os quais divergem de tudo que foi ensinado pelas igrejas tradicionais.
As expressões corporais observadas quando comparadas aos cultos de matriz africana evidenciam o conhecimento ancestral dos moradores da Liberdade. Os conhecimentos repassados dos ancestrais, as vivencias religiosas anteriores se manifestam inconscientes da sua essência preta.
Apesar de negarem a ancestralidade das suas expressões corporais e considerarem os cultos de matriz africana como bruxaria. Em um dos vídeos os fieis são servidos com um liquido em objetos “parecidos” com as quartinhas.
 Abaixo vocês assistirão vídeos da Bispa Joselita, que é líder de uma comunidade na Liberdade/Largo do Tanque. Interessante é a auto declaração da mesma na maioria dos seus vídeos:
- “APÓSTOLA JOSELITA foi arrebatada por Deus durante quarenta dias e quarenta noites, o Senhor a transportou ao mais profundo do céu e do inferno para que na terra falasse aos homens. Dada como morta durante dois dias, Deus pode mostrar o mais profundo do "mundo" espiritual. Usada em revelação, profecia, e maca celestial.
Muitas pessoas já foram abençoadas pelo Senhor através dessa mulher, casamentos foram restituídos, famílias restauradas, empregos concebidos e muitos milagres, prodígios e maravilhas, para glória do nome de Jesus.
FAÇA-NOS UMA VISITA:
End: LARGO DO TANQUE OA LADO DO POSTO DE GASOLINA MENOR PREÇO, NO INICIL DO BAIRRO GUARANI.- Salvador-BA”





Bispa Joselita Culto de Misterio











  

ACESSE PRETAS POESIAS:

Um comentário:

Anônimo disse...

Saravá! Vi um montão de caboclo baixando.

PRETAS POESIAS

PRETAS POESIAS
Poemas de amor ao povo preto: https://www.facebook.com/PretasPoesias