sexta-feira, 12 de outubro de 2012

NEGRITUDE: DO ESPELHO QUEBRADO À IDENTIDADE AUTÊNTICA


Por Malachiyah Ben Ysrayl - Historiador e Hebreu-Israelita
E-mail: walterpassos21@yahoo.com.br
Msn: kefingfoluke1@hotmail.com
Skype: lindoebano
Facebook: Walter Passos

Jorge Conceição, um amigo e irmão há mais de trinta anos, com o qual aprendi a admirar pela capacidade crítica e vivencial de trazer novas conceituações sobre o corpo do africano nas Américas e na própria África, lança o seu novo livro NEGRITUDE: DO ESPELHO QUEBRADO À IDENTIDADE AUTENTICA.

Quando ele me falou do lançamento, fiquei com uma feliz ansiedade de poder compartilhar com todos mais um brilhante trabalho. No mesmo momento, Jorge e eu fizemos boas “viagens” sobre o tema que nos traz profícuas reflexões sobre as situações vivencias pelos pretos na América e na própria África. O livro alerta sobre as máscaras europeias incorporadas pelo nosso povo, os valores falsos e deformados na estética, espiritualidade, alimentação, etc. Uma leitura imperdível para todas as pessoas que almejam se libertar da escravidão mental.

Jorge e eu já passamos por diversos pensamentos interessantes em conversas e análises sobre métodos de enfrentamento ao racismo. Assim como outro irmão, o Prof. Ademário, me proporcionaram e propiciam ensinamentos maravilhosos e trocas de conhecimentos ainda não discutidos nos grandes teares da luta contra a discriminação racial.

Jorge foi meu professor de Geografia da África, primeiro curso de Pós-Graduação voltado à temática, realizado no CEAO em 1986, entre os estudantes estavam outros militantes reconhecidos nacional e internacionalmente, como Valdina Pinto, Ana Célia, Arany Santana e outros.

Jorge é uma pessoa amável admirado por muitos e desprezado por alguns por causa de não se omitir quando o assunto é a chamada deformação alimentar que a nossa população foi jogada nas fétidas senzalas da escravidão que afetaram as suas relações intrafamiliares e intrassociais.

Como um médico ancestralista africano, Jorge é sempre procurado por pretos e pretas para tentar realizar milagres após a alopatia e suas drogas não resolverem os problemas de saúde, através da medicina ancestral africana. Todas recebem respostas através da alimentação equilibrada, massoterapia, geoterapia e outros conhecimentos ancestrais, fazendo-as redescobrirem o prazer em viver.

Além disso, é escritor de diversos livros que até hoje não puderam ser contestados pela ciência eurocêntrica como o livro Climatologia Corporal, assim como, alguns livros infantis que pregam o amor e a ecologia, desmitificando a ideologia dominante de mutilações mentais e físicas atribuídas aos pretos.

Bibliografia:

MINÚCIAS DA ALMA – 1977 (Poesia)
CLIMATOLOGIA CORPORAL - 1ª edição em 1982 e 2ª em 1987 (Saúde a partir de uma visão climatologia ambiental dos fenômenos da biodiversidade)
O BOI MULTICOR - 1ª edição em 1995, Secretaria da Educação da Bahia e CDCN.
2ª edição em 1997, Ilê Aiye e Fundação Abrinq da Natura
3ª edição em 2011, na Bienal do Livro em Salvador
SACI, ZUMBI E CAIPORA  - em 1997, Ilê Ayiê e Abrinq
CAPOEIRA ANGOLA: EDUCAÇÃO PLURIÉTNICA CORPORAL E AMBIENTAL - 1ª edição, 2009


Acesse o Facebook do Prof. Jorge Conceição: https://www.facebook.com/jorge.conceicao.904



Acesse Pretas Poesias: https://www.facebook.com/PretasPoesias

Um comentário:

António Jesus Batalha disse...

Meu nome é António Batalha, estive a ver e ler algumas coisas de seu blog, achei-o muito bom, e espero vir aqui mais vezes. Meu desejo é que continue a fazer o seu melhor, dando-nos boas mensagens , e falando daquilo que Deus tem feito em sua vida, que a graça e a paz de Jesus continue a ser derramada em sua vida, e o fogo do Espirito Santo continue a usar sua vida.
Tenho um blog Peregrino e servo, se desejar visitar ia deixar-me muito honrado.
Ps. Se desejar seguir meu blog será uma honra ter voce entre meus amigos virtuais, decerto irei retribuir com muito prazer. Siga de forma que possa dar com seu blo.
Deixo a minha benção e a paz de Jesus.

PRETAS POESIAS

PRETAS POESIAS
Poemas de amor ao povo preto: https://www.facebook.com/PretasPoesias