quinta-feira, 30 de maio de 2013

FLORISVALDO E A BRIGA DAS VIZINHAS




 









Por Walter Passos - Historiador
Skype: lindoebano
Facebook: Walter Passos 

- Sua Derrubada!
Respondeu quase afônica Da. Bárbara na discussão com a sua vizinha Elvira. 
- É sempre assim!
Quem reside em gueto é obrigado a ouvir os barracos que acontecem e o melhor é ficar calado sem emitir opinião. As brigas ocorriam sempre na Rua da Paz.
As causas eram diversas: cachorro, gato, fofoca, radiola alta, dichotes e principalmente crianças.
O motivo dessa vez, como de costume, era por causa dos filhos.  Da. Elvira estava aborrecida porque os “meninos de ouro”, os mabaços, de Da. Bárbara, não eram de brincadeiras, viviam a mil por hora. Ninguém sabe o porquê das cargas de água deram língua para a mãe de Da. Elvira, uma senhora setuagenária e cega. A filha viu e não aliviou, já queria um motivo para ofender as crianças objetivando atingir a vizinha.
Da. Elvira os chamou de filhos da.... Pronto! O estopim foi acesso. Como vocês sabem Da. Barbara não “comia reggae” e a vizinha era conhecida como Elvira “Bafafá”.
O fato importante é que nessas discussões de vizinhas os podres são revelados. As duas foram amicíssimas na época de meninas. Estudaram na mesma escola e sentavam juntas na sala de aulas, pareciam irmãs gêmeas.  Prometeram serem comadres quando crescessem....
Não saiam da casa da outra. Uma amizade inquebrantável. Até que um dia, já mocinhas, Bárbara toda feliz apresentou a sua melhor amiga, Elvira, o seu namorado: “Tonhão das Pretas” também epitetado como “Tonhão Lancaster”. Porque se banhava com esse perfume e constantemente a amiga a acompanhava nos passeios.
Elvira sempre dizia que não ligava de segurar vela, porque a sua amiga era mais que uma irmã.
Em um sábado, Tonhão não foi à casa de Bárbara. Ela já desconfiada que ele estivesse armando passou na casa de Elvira para pedir a sua companhia, sendo informada que ela tinha ido à casa de uma prima e logo retornaria. Não querendo esperar foi procurá-lo e dar o flagra. E deu. O encontrou agarrado e beijando a sua melhor amiga Elvira e foi aquele bafafá.
Tonhão acabou casando com Elvira.
 Até hoje, Da. Barbara não perdoava a “traição” da ex-amiga e o “descaramento” de Tonhão.
Esses segredos vieram à tona na discussão e outros que haviam sido jurados de dedos cruzados. Não olharam os dedos uma das outras.
O que sobra de uma amizade desfeita são os segredos!
Adjetivos foram proferidos e não devem ser relatados nesse conto em respeito às senhoras ledoras.  Na verdade, não se interessam por furdúncios de ex-amigas. Mas, a coisa foi de “careca ficar com os cabelos arrepiados”. E muitas mães esconderam os filhos e ligaram os rádios para as crianças não aprenderem as palavras de baixo-calão proferidas.
Para exemplificar, Da. Bárbara chamou Da. Elvira de Badogueira, a qual respondeu.
- Sua boca de Chupar ovo!
Eta! Vamos parar por aqui. Em respeito às ledoras do conto.
Constantemente prestavam queixas na delegacia. Não dava em nada. Já eram conhecidas do delegado, que as aconselhavam a viver em paz. Elas nunca saíram na mão grande. Apenas dichotes eram falados quando alguma passava na porta da outra e os cafofos eram paredes em meia.  
Nesse ínterim, “Tonhão das Pretas” ficava escondido com receio de seus segredos também serem revelados por Da. Bárbara o que acarretaria brigas com a sua esposa.
Matreiramente ele foi pedir ajuda ao Seu Florisvaldo: O bíblia, o crente. Presidente da Associação dos Moradores e que agia como um “Juiz de Paz da Rua”, e com regularidade admoestava os moradores pregando a paz e a harmonia.
Seu Florisvaldo e Tonhão das Pretas foram camaradas de sambas e festas e dizem as más línguas que ele ajudou a armar o amigo com Elvira Bafafá. Ah! Se Da. Bárbara soubesse desse esquema...
Após a confusão Da. Bárbara foi à cachanga de seu Florisvaldo contar o ocorrido.
Argumentou:
- Tenho muita consideração pelo senhor! Sou sua eleitora e exijo que expulse o safado do Tonhão e aquela mulherzinha dele da Associação dos Moradores, porque são péssimos exemplos, além do mais, os filhos dela são uns capetinhas em forma de gente, bem diferentes dos meus filhos que são uns meninos de ouro.
Seu Florisvaldo sabia como lidar com essas questões, não era a primeira e nem seria a última que uma das duas vizinhas o procuraria.  Colocou panos quentes no “problema”.
Relembrou da amizade das duas, das famílias e explicou que crianças desassuntadas possuem essas artes. Não era salutar duas senhoras mães de família, elegantes e de respeito ficarem discutindo assim.
Argumentou carinhosamente:
- Da. Barbara a senhora é muito séria e como dizem os antigos: a melhor resposta é aquela que não se dá.  
Ele continuou:
- Minha avó me ensinou o seguinte: “quem muito se abaixa...” a senhora sabe o que estou falando. Eu vou conversar com Tonhão e pedir que ele convença Da. Elvira para acabar com isso.
E arrematou:
- Em consideração a minha pessoa, por favor, deixe isso para lá.  Sei que os meninos agiram errados e ela deveria ter dado uma sova neles. Por isso que aqui em casa a madeira deita sem compaixão. Errou! Pancada!
Da. Barbara ficou satisfeita com as “conversas” do seu Florisvaldo, mas, exclamou:
- Ela me chamou de Nega Fedida! Imagine que ousadia! Respondi: “negro é o seu passado sua desavergonhada!”
- Por que isso D. Barbara? Eu sou preto! A maioria dos moradores da Rua da Paz também são. Acho que todos.
_ O senhor mesmo diz que África é local de maldição. Eu quero ser negra nada!
- O senhor disse ou não disse?
Seu Florisvaldo ficou macambúzio e balançou a cabeça confirmando. Explicou:
- Eu falei porque o pastor ensina na igreja.
É ou não é seu Florisvaldo?
Não. Da. Barbara. O pastor está errado!
Ela ficou atônita com a resposta e foi embora.
Pensativo no que disse e receoso de ser repreendido na congregação religiosa, Seu Florisvaldo foi tocar o seu sousafone para espairecer a cabeça.
Consciente que Da. Bárbara não era cofre para guardar segredos e iria comentar a conversa com as vizinhas.

terça-feira, 28 de maio de 2013

EXPRESSÕES CORPORAIS AFRICANAS EM CULTOS NEOPENTECOSTAIS – O CASO DA BISPA JOSELITA















Por Walter Passos - Historiador
Skype: lindoebano
Facebook: Walter Passos 


Os cultos neopentecostais afloram nos bairros de maioria preta em Salvador, e reinventam uma teologia distante dos cultos das igrejas históricas da reforma protestante. Notamos uma rica liberdade dos movimentos corporais semelhantes a alguns cultos de matriz africana nas Américas.
Sem uma análise mais acurada do quesito fé e respeitando a liberdade de culto, o que me chamou a atenção é que o bairro da Liberdade na cidade do Salvador-Bahia, considerado como exemplo de pretitude e resistência contra a discriminação racial, surgem diversas comunidades religiosas de cunho cristão evangélico os quais divergem de tudo que foi ensinado pelas igrejas tradicionais.
As expressões corporais observadas quando comparadas aos cultos de matriz africana evidenciam o conhecimento ancestral dos moradores da Liberdade. Os conhecimentos repassados dos ancestrais, as vivencias religiosas anteriores se manifestam inconscientes da sua essência preta.
Apesar de negarem a ancestralidade das suas expressões corporais e considerarem os cultos de matriz africana como bruxaria. Em um dos vídeos os fieis são servidos com um liquido em objetos “parecidos” com as quartinhas.
 Abaixo vocês assistirão vídeos da Bispa Joselita, que é líder de uma comunidade na Liberdade/Largo do Tanque. Interessante é a auto declaração da mesma na maioria dos seus vídeos:
- “APÓSTOLA JOSELITA foi arrebatada por Deus durante quarenta dias e quarenta noites, o Senhor a transportou ao mais profundo do céu e do inferno para que na terra falasse aos homens. Dada como morta durante dois dias, Deus pode mostrar o mais profundo do "mundo" espiritual. Usada em revelação, profecia, e maca celestial.
Muitas pessoas já foram abençoadas pelo Senhor através dessa mulher, casamentos foram restituídos, famílias restauradas, empregos concebidos e muitos milagres, prodígios e maravilhas, para glória do nome de Jesus.
FAÇA-NOS UMA VISITA:
End: LARGO DO TANQUE OA LADO DO POSTO DE GASOLINA MENOR PREÇO, NO INICIL DO BAIRRO GUARANI.- Salvador-BA”





Bispa Joselita Culto de Misterio











  

ACESSE PRETAS POESIAS:

PRETAS POESIAS

PRETAS POESIAS
Poemas de amor ao povo preto: https://www.facebook.com/PretasPoesias