E-mail: walterpassos21@yahoo.com.br
Msn: kefingfoluke1@hotmail.com
Skype: lindoebano
Facebook: Walter Passos
Msn: kefingfoluke1@hotmail.com
Skype: lindoebano
Facebook: Walter Passos
As histórias africanas são as mais belas do planeta e trazem ensinamentos ancestrais que nos servem até os dias atuais. Concomitantemente com os provérbios, retratam a profundidade das instruções de formas simples com teores filosóficos de extrema perspicácia para explicar aos mais jovens comportamentos sociais.
Muitas destas histórias vieram para as Américas e foram readaptadas com diversos simbolismos que serviram para a resistência e manutenção dos ensinamentos ancestres, apesar do africano não ter preservado as línguas maternas, as histórias permitiram a manutenção do pensar africano. É peculiar nos contos africanos à presença de animais explicando as mais difíceis e complexas filosofias e respondendo enigmas da sociedade.
Anansi, uma aranha, é o animal mais importante dos contos originários da África Ocidental, especificamente da civilização Ashanti de Gana, e se espalhou para outros grupos Akan. Posteriormente, Anansi acompanhou os prisioneiros de guerra nas duras viagens nos navios direcionados à escravidão nas Américas.
Na sabedoria do Oeste Africano, entre os mais importantes símbolos Adrinka, está o de Ananse (Anansi):
Ananse NTONTAN
"Teia de aranha"
"Teia de aranha"
Símbolo da criatividade, sabedoria e as complexidades da vida.
Anansi (Ananse, Ananse Kwaku) entre os pretos do sul dos USA recebeu o nome de a tia Nancy, Anansi Drew (Bahamas), B'anansi (Suriname), Annancy ou Anancy (Jamaica, Granada, Costa Rica, Colômbia, Nicarágua) e outras codinomes em diversas regiões das Américas. A especificidade de Anansi é a sabedoria e a esperteza para resolver problemas aparentemente
Anansi é inteligente e astuto, as suas histórias são importantes e familiares da cultura oral Ashanti.
A palavra Anansesem (contos da aranha) representa todos os tipos de fábulas. Considerado um herói tem o poder de se transformar em um camaleão. Ele é um grande tecedor de teias e chegou até o céu para conversar com Nyame e trouxe as histórias para a terra. Anansi também é um grande galanteador de mulheres.
AFRICAN FOLKTALE - ANANSI
Diversas são as histórias, uma das mais conhecidas é quando Anansi tenta acumular toda a sabedoria e guardando-a em uma cabaça. Não satisfeito com a segurança das histórias, esconde a cabaça em cima de uma árvore espinhosa (ou um algodoeiro), no entanto,
Em Gana os contos de Anansi estão em livros e panfletos e em peças teatrais os quais apresentam Ananse como o personagem principal. Os dramaturgos interessados em preservar a cultura oral tradicional, com algumas das características de narração de histórias, incluindo a interação entre o contador de histórias e o público tem em Anansi o compendio da oralidade.
Os contos têm inspirado diversas histórias com muitas variantes de sucesso, entre eles nos quadrinhos Marvel a minissérie Tales Spider-Man Fairy e nos contos da Disney, Anansi está presente também no Rei Leão. Diversos livros infantis foram escritos, peças teatrais são apresentadas e Anansi é citada em musicas, filmes e jogos.
É interessante o poder da mídia, quando divulgou pelos quatro cantos do planeta que iriam lançar um homem aranha preto. O editor chefe da Marvel, Alex Alonso, disse que a personagem preta do Homem-Aranha era um esforço publicitário e um reflexo da indústria se adaptando à sociedade moderna. "Essa é uma decisão consciente. Aqui na Marvel nós nos orgulhamos de refletir o mundo real com toda sua diversidade".
Anansi foi relembrado e usado como o espírito de rebelião dos escravizados, capaz de subverter a ordem social, criarem riqueza para aqueles despojados de tudo; enfrentar o inimigo (senhor branco) e enganar a própria morte. Anansi em seus contos é derrotado em algumas histórias e na maioria sai vencedor, é um alento e uma esperança para as rebeliões e fugas. Anansi transmitiu em toda a Afro-América a esperança para os oprimidos africanos e descendentes que valia a pena resistir sempre.
Escrevi um poema para a preta que eu gosto e nele eu falo da bela Kisimbi e de Anansi e o seu poder de criação, Abaixo o poema:
A minha página de poesias no Facebook: https://www.facebook.com/PretasPoesias