domingo, 25 de maio de 2008

DIANTE DO TRONO: AOS OLHOS DO PAI, A CRIANÇA PRETA NÃO ESTÁ NOS SONHOS DE DEUS?

Por Walter Passos. Teólogo, Historiador, Pan-africanista, Afrocentrista e Presidente CNNC – Conselho Nacional de Negras e Negros Cristãos. Pseudônimo: Kefing Foluke. E-mail: walterpassos21@yahoo.com.br


“ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” (Pv. 22:6).

A imagem da criança preta na história infantil e nos livros didáticos brasileiros sempre foi de estigmatização e preconceitos. Nos renomados literários brasileiros a criança preta é vítima das mais horrendas violências, já há algum tempo, contestadas por estudiosas (os) pretas (as), a exemplo de Ana Célia no livro: “A discriminação do negro no livro didático” e outras pesquisadoras (es) ligados a nossa comunidade. Necessário é afirmar que a resposta aos ataques e introjeções discriminatórias ao povo preto só pode ser dada corretamente pelo povo preto. As doenças provenientes da escravidão só nós, povo preto, temos a cura. Não podemos acreditar que os que fizeram nosso povo adoecer possam tê-la.
No que tange a educação religiosa protestante a situação é mais grave porque influencia o inconsciente e cria adultos traumatizados que perfazem um futuro de medo e culpabilidade por todo um processo de branquitude vivencial das igrejas protestantes brasileiras.
O trabalho contestatório ainda não surgiu de forma abrangente, nos faltam educadores (as) pretos que vivenciem a realidade eclesiástica e suas aberrações discriminatórias, sendo estes comprometidos na formação de uma pedagogia preta libertadora.
A luta do CNNC como a única organização cristã afrocentrista, panafricanista e defensora do cristianismo de matriz africana, tem ocorrido em diversas frentes, a priori contra a omissão do protestantismo e a propagação de ideologias que atingem diretamente as crianças pretas nas igrejas protestantes, uma das primeiras denúncias foi escrita pela irmã Aidan: O RACISMO NA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL.

Na concepção protestante no Brasil, as representações bíblicas são baseadas na branquitude de uma forma tão sagaz que inclusive o leitor (a) neste momento pode refletir acerca do que vou pedir, respondendo as seguintes perguntas:
O que é um animal sem mancha? Qual era a cor de um animal para o sacrifício em Israel?
O que veio a sua mente? Obviamente pensou em um animal de cor branca. Porque tu estais dominado pela branquitude. A cor branca representando a pureza é ensinada para as nossas crianças. Ser branco é ser puro?
Um dos maiores grupos gospel no Brasil é o DIANTE DO TRONO, que já lançou 10 álbuns, tem mais de seis milhões de cópias vendidas, milhões de admiradores, chegando a ter no Orkut uma comunidade de mais de 300 mil pessoas, atualmente deletada.Já reuniu mais de 2.000.000 de pessoas em uma única apresentação, se apresentando por todo o Brasil, em Israel, Estados Unidos, Alemanha, Rússia, Inglaterra, Japão, etc. Com seu poder de comunicação encanta uma grande parcela da população preta protestante, não detentora da profundidade do discurso de racialização pregado por este grupo, ao afirmar em seus shows que as civilizações africanas e indígenas são demoníacas, e nós povo preto sofremos da maldição hereditária advinda dos nossos ancestrais, tema esse já postado nesse blogger: A MALDIÇÃO DE CAM – MENTIRAS PARA ESCRAVIZAR E EXPLORAR O POVO PRETO e BATALHA ESPIRITUAL – AS CRIANÇAS BRUXOS DO CONGO
Trabalhos realizados por este grupo tem se destacado especialmente voltado para as crianças no site: http://www.criancasdt.com.br/ e na comunidade do Orkut : “Crianças diante do trono”, com 54.445 membros, cujo apresentação é: “ dê produto cdt para os seus filhos, sobrinhos, alunos netos lembre-se quando ele for velho ele estará no caminho do senhor.semeie no coração das crianças.”


Crianças Diante Do Trono (54.545 membros)


Pesquisando detalhadamente as personagens Mico, Tonico, Bia, Ed, Bolota e Vareta, criadas pela equipe de divulgação infantil do Diante do Trono, notamos que nenhuma delas representa a comunidade preta e além do mais a idéia de pureza é representada pela brancura, observamos que ao se referirem ao cordeiro da Páscoa, há uma representação de um animal de pêlo branco, puro e sem defeito, enquanto os outros cordeiros são considerados defeituosos, por não serem brancos. O defeito do cordeiro não era a cor do seu pêlo. Esta representação semeia como o ideário da cor branca é introjetado na população preta protestante, como o belo e perfeito. Será esse um dos motivos que a maioria dos pastores pretos tenham ao seu lado a “perfeição”, a “beleza”, a “pureza”: a mulher branca?

Tenho conversado com diversas irmãs e irmãos pretos que almejam serem transformados após a ressurreição em pessoas brancas e loiras, quando conseguirem um novo corpo na Nova Jerusalém. Isso é muito sério: crianças, adultos e idosos almejando se tornarem brancos na nova vida. Quais são as causas que levam a esse desejo? O processo na igreja protestante brasileira é de mudanças estruturais no ser preto; um processo de auto-rejeição é ensinado e assimilado. A exemplo, lembro-me na infância de mulheres pretas cantando na Igreja Presbiteriana o hino Bendito Seja o Cordeiro, que em seu refrão, declara o desejo das pessoas pretas em tornar-se brancas:
Alvo mais que a neve,
Alvo mais que a neve!
Sim, nesse sangue lavado,
Mais alvo que a neve serei.
Importante também ressaltar, que ainda hoje o hino citado acima continua a ser cantado em todas as Igrejas Protestantes no Brasil por milhões de descendentes de africanos.
No site infantil do Diante do Trono é ensinado: “Jesus é como aquele cordeiro da Páscoa dos hebreus”. Menção expressa ao Cordeiro branco sem defeito, simbolizando que Jesus fora branco, logicamente ao ver deles, puro e sem defeito, modelo a ser seguido e aspiração a ser conquistada já e na vida futura. Reforçando também que todas as outras cores de pêlo dos animais são defeituosas e, por conseguinte todas as demais cores epiteliais dos seres humanos. Como fica a mente de uma criança preta que desde a infância aprende que a sua cor é defeituosa?


Um dos Clipes Musicais mais vistos do Diante do Trono é "Aos Olhos do Pai”, com a seguinte letra:



Aos Olhos do Pai

Composição: Ana Paula Valadão
Aos olhos do Pai
Você é uma obra prima
Que Ele planejou
Com Suas próprias mãos pintou.
A cor de sua pele.
Os seus cabelos desenhou.
Cada detalhe, Num toque de amor.
Você é linda demais!
Perfeita aos olhos do Pai.
Alguém igual a você, não vi jamais.
Princesa!
Nunca deixe alguém dizer que não é querida.
Antes de você nascer
Deus sonhou com você!

O Clipe repete a idéia caucasiana de contos de fadas, com meninas-princesas e castelo. Deus como um Pai Amoroso planeja e pinta a sua obra prima com toque de amor, fazendo-a perfeita:

“A cor de sua pele.
Os seus cabelos desenhou!
Cada detalhe,
Num toque de amor.
Antes de você nascer
Deus sonhou com você!”

Neste Sonho de Deus a população preta não é contemplada. A prática caucasiana de distorções dos fatos históricos e geográficos são alarmantes, tudo para europeizar acontecimentos em terras afro-asiáticas.
A menina não branca que surge rapidamente no clipe é um reforço ideológico de construção da idéia de mestiçagem que tem o branco como referência, cabelos alisados, poucos traços africanos, vestimenta européia, o sonho caucasiano tropical.
Cento e noventa pessoas comentaram o clipe e somente cinco entraram na questão da discriminação racial:
“A música é linda realmente! No entanto o videoclipe nào mostra nenhuma criança negra ou de cabelos crespos, só crianças brancas, olhos claros, cabelos lisos. Hipocrisia!”
“É muito lindo o vídeo, mas senti falta de criança negras. Em nosso país a diversidade e grande, devemos retrata-la. Como será que se sente uma criança que não se vê retratada diante do pai? Parece vídeo de gringo! Só tem crianças arrumadinhas.”
“Essa música toca muito no meu coração, quando a escuto me emociono muito pois me faz lembrar minha linda sobrinha, ela é uma criança negra e por isso já sofreu muito preconceito e quando a vejo triste canto essa música pra ela na mesma hora seu semblante de tristeza muda para um semblante de alegria por saber que é tão amada por Deus.”
“Esta música é o máximo...Minha filha tinha complexo,pois moramos num lugar de alemães,e ela é morena,bem clara,mas perto das amiguinhas dá diferença...Não sabia mais o que dizer,qdo me deparei com esta música...Hj ela se aceita muito mais que antes!!!Glórias a Deus pelo autor desta música!!!!”
“Eu só falei a verdade, por isso que incomodou. Sou evangélica e isse que a música é linda. só acho que poderiam ter colocado crianças reais, que se identificassem com a música.”
A cada dia aumenta o poder da comunicação dos protestantes brancos no Brasil, os quais repassam a sua concepção de mundo, de santidade, de beleza, da prosperidade e da vida futura. Neste processo urge que o povo preto protestante acorde desse pesadelo e tenha coragem de romper com essas estruturas. Não acreditem que essas instituições poderosas permitirão mudanças estruturais. Não sonhem, porque para eles não estamos nem no sonho do Pai.
Hoje é extremamente necessário que o povo preto protestante, não se engane acerca das mentiras propaladas por essas lideranças brancas religiosas protestantes, não aceite a comparação com o cordeiro defeituoso, e muito menos permita que nossas crianças sejam excluídas, por eles, da criação de Deus.
A verdade histórica é que as crianças pretas estão no sonho e na realidade de Deus. Na sua sapiência e benevolência criou o ser humano perfeito a sua imagem e semelhança. A humanidade original é cheia de melanina como Deus. Nós, o povo preto, somos o Sonho e a Realidade de Deus.

Dessa forma, o Conselho Nacional de Negras e Negros Cristãos, denuncia a racialização do pecado propagada por tais lideranças brancas, hipócritas, que apenas reproduzem o ideal da brancura dentro da comunidade preta cristã, a exemplo do que fizeram nesse clipe, negando a verdadeira essência da criação de Deus, do evangelho do Reino, e da pessoa de Yeshua: a essência africana.
Nós, do CNNC, desenvolvemos projetos de comunicação criados para e pelo povo preto, acreditamos apenas dessa forma, sem interferências, podemos através de uma mídia realmente livre responder a altura e informar ao nosso povo.
Se você quer participar desse projeto libertário de comunicação e acredita no nosso poder de organização, o convidamos, irmã ou irmão preto que entre em contato conosco, única organização cristã panafricanista e afrocentrista que não sofre intervenções de lideranças e nem orientações de organizações, bispos e pastores brancos, para mudança dessa realidade racista que vivenciamos no protestantismo.

54 comentários:

Maria Ester disse...

Realmente, temos dificuldades em encontrar músicas gospel que contemple a criança negra como protagonista ou integrante da mesma. Nos vídeos são invisíveis ou sua aparição é rápida, o que é lamentável para a sua construção. Parabéns por suas reflexões, por contribuírem para a transformação do que está posto, por instigar-nos a mudanças. Abraço fraterno, Ester.

Anônimo disse...

"Se você quer participar desse projeto libertário de comunicação e acredita no nosso poder de organização, o convidamos, irmã ou irmão preto que entre em contato conosco, única organização cristã panafricanista e afrocentrista que não sofre intervenções de lideranças e nem orientações de organizações, bispos e pastores brancos, para mudança dessa realidade racista que vivenciamos no protestantismo."

Isso é uma convocação? rs
Já estou dentro, senhor presidente, desde que fui à primeira reunião do CNNC aqui em São Paulo, em que conheci pessoas lindas (a foto está no meu álbum do orkut)...e, de lá para cá muitas e muitas revelações tem ocorrido no meu entendimento. O Senhor tem aberto meus olhos para tantas coisas que antes não enxergava, graças ao Seu Amor!
Porém, algumas questões práticas ainda estão me impedindo de ir às demais reuniões. Espero em breve poder participar mais efetivamente. rs

Quanto ao texto,
foi um dos motivos que me levaram a não mais ser consumidora desses produtos. Desde a minha conversão, adquiri muitos cds e dvds evangélicos (sou movida por música! rsrs...boa música!) e dentre eles comprei vários do Diante do Trono. Por não ver minha etnia representada e, ao ver a ascensão do Black Gospel, os meninos negros louvando tão lindamente, não tive dúvidas em apoiá-los. rs
E isso coincidentemente, foi depois da reunião, onde conheci alguns integrantes do Tronos Soul que lá estavam, (neste mesmo dia, também conheci a história dos negros músicos da Igreja Pedra Viva, igreja que abriu o primeiro espaço para os negros louvarem como são, os acolheram com seus black-powers e suas músicas)...enfim, músicas à parte, nesta reunião, de cara percebi a grandiosidade e a importância do CNNC.

Neste nosso sistema que é o capitalismo, para que qualquer coisa se sustente e prospere é necessário ter recursos. Não podemos fugir desta realidade. Então, Deus me deu a visão e o entendimento de que eu deveria auxiliar o trabalho de negros dentro da igreja. Além de curtir muito (demais) o som (soul, R&B, mpb, samba raiz) compreendi que deveria contribuir com esses trabalhos para ser coerente com o que vem de encontro à minha consciência.

O cantor Silvera (Quarteto FLG) tem uma filhinha negra (Raissa) que tem a voz linda. Conheci através do CD "7TSP", do Grupo Apocalipse 16, na música "Achei". Não é fofo, ver o início da carreira de uma menina negra?? Lembrando que a Ana Paula Valadão começou sua carreira quando era ainda criança e que só é um nome forte na música gospel, porque avangélicos apoiaram e compraram seu trabalho (que é muito bom, temos que concordar).

Sinto que se a minha vida estiver como instrumento dentro da Obra do Senhor, será para atuar de forma consciente em favor da igualdade e respeito ao nosso povo. E sempre que penso nisso, ouço uma voz interior, dizendo "Eu sou contigo!"

Sei que neste período estou sendo capacitada para isso, através da minha nova graduação e dos ensinamentos que Deus tem me proporcionado.

Afrobeijos à todos! \O/

Anônimo disse...

pó irmaos é terrivel ver isso num dos maiores grupos de musica gospel do brasil,graças a Deus que nos temos raiz coral, em outros corais blacks que representa muito bem falow, to adorando fazer parte desse site, blog, tamos juntos.
dils.

Anônimo disse...

Aí...

Me perdoem intrometer-me, mas já estão exagerando.. .

Eu essa crítica mais racista do que aquilo que estão criticando, desculpem-me a sinceridade.



Pedro Furtado

G §= > Z disse...

De fato a nossa responsabilidade é grande para que, um dia, possamos mudar essa idéia errada e preconceituosa.
Sou professora da Escola Bíblica Dominical Infantil em minha igreja, Igreja Presbiteriana do Rio, há 8 anos, filha, neta, prima, sobrinha e irmã de professores, e sei exatamente como as crianças negras se sentem.
Minha mãe, na minha época de criança, foi minha "tia" então não senti o preconceito inconsciente(?) dentro da sala de aula, porém hoje, como professora, o sinto. É muito difícil tentar falar com as crianças se elas se sentem rejeitadas e tem pais que não sabem como reverter a situação mas graças ao Pai, aos poucos, estou conseguindo fazê-lo.
O número de professores negros que se portam e aceitam sua negritude é pouco, entretanto, os que estão na luta como eu, estão verdadeiramente engajados em mostrar para TODAS as crianças que perante Deus somos TODOS IGUAIS.
Faço parte de uma banda de reggae, Código Afro, composta por cristãos nascidos e crescidos na Igreja e que sofre muito preconceito por não ser "gospel", por não tocar dentro de igrejas e por falar do racismos dentro da comunidade cristã.
Somos bravos lutadores desde o nascer até o morrer e JAMAIS perdendo a fé, a esperança.
Se é essa nossa missão no mundo, que o Pai nos fortaleça e dirija.
Saudações em Cristo,
Grettha Almeida

Anônimo disse...

Grande Walter e seus cuidados com todos nós. Como vai meu irmão? É de muita importância seu comentário. Peço autorização para publicá-lo em nosso boletim dominical. Aproveito pra sugerir que todas as pessoas que leu o artigo copie e encaminhe para: diantedotrono@diantedotrono.net

Eu já o fiz.

Rubens Araújo
SSA/Ba

Evandro de Jesus disse...

Bom dia amigos, não posso crer que o autor da música Sonhos de Deus , quisesse discriminar quem quer que fosse, apenas um lapso ou até mesmo uma ação do sub inconsciente marcado pela cultura dominante, sendo ssim não ouve intencionalidade até porque não é concebivel um Cristão preconceituoso, se alguém assim age, não é convertido e sim convencido.
A sugestão que dou (se me for permitido) é que quando formos fazer um clip e etc se pense mais e analise o multiculturalismo do povo Brasileiro.
E lembremos que muitos videos e animações são realizados pore profissionais da área e nem sempre pelos cantores.

Severo D'Acelino disse...

A psicologia infantil agrega todos os valores e nos devolve com a mesma intensidade. É a psicologia do Espelho a Reprodução do que viu e ouviu
Isso deve ter desmenbramento na Vara da Infância

Rodrigo Paes disse...

Gostei muito do post. Realmente esse é um assunto pouco difundido no país, principalmente quando se trata da associação do negro à religiões afro descendentes que vem sendo bastante discriminada no país.

Espaço Paes

Unknown disse...

Irmãs e Irmãos negros,

Eu não sei nem o que dizer diante de tamanho disparate.
Eu até concordo com a questão de não se ter muitas músicas infantis evangélicas que contemple a criança negra. Mas na questão do texto sobre o Ministério Diante do Trono, que só gosta quem curte músicas melosas, repetitivas e compridas, diga-se de passagem... o grupo é composto por caucasianos e acho completamente normal que em seus clipes e shows, apresentem crianças caucasianas que muitas das vezes são filhos, netos, enfim... Assim, como uma pessoa negra que prega a cultura negra, que valoriza a raça, que tem bem claro pra si a importância de elevar sejam as crianças, sejam os jovens, sejam os adultos ou os idosos de nossa raça, jamais colocará em seus assuntos, fotos, os clipes a "exaltação" de uma criança branca, certo? Por exemplo, o blog em nenhum momento faz apologia a nenhuma outra raça se não a nossa... Enfim, eu acho que são coisas estritamente particulares. É o velho ditado: "Cada qual com o seu cada qual". Sendo sincera, não creio que tenham usado a criança branca de cabelos lisos e pele rosada para interpretar o tipo de criança que estão nos sonhos de Deus. Na letra da música, percebo que ela não faz apologia ao cabelo liso ou a pele branca da criança. Relata apenas que Deus sonhava com ela (branca ou preta), antes mesmo de nascer e até mesmo ser gerada no ventre de sua mãe. A música fala dos sonhos de Deus, foi nisso que me peguei ao ler, já que não conheço a música de fato. Gostei apenas de uma música deste grupo, onde o CD e o DVD foram gravados na Bahia e eles adotaram um axé até que pesado no batuque e fizeram uma apresentação bem bacana, embora a vocalista Ana Paula Valadão não respeitasse a opção religiosa alheia dizendo que a Bahia não é a Bahia de todos os santos, mas a Bahia de um Santo só: Jesus Cristo. Discordo? Não. Mas devemos respeitar as opções escolhidas pelas outras pessoas, que com certeza não vão para o inferno se não aceitarem a Cristo. O destino é outro que não sabemos qual e chega de terrorismo.

Se eu um dia pudesse gravar algum CD ou DVD, seria totalmente diferente. Seria do modo que eu quero e gosto, sem guitarras, sem baixos, talvez um teclado para harmonizar ainda mais os batuques, não podemos dispensar os variadíssimos instrumentos modernos e elétricos que temos hoje. Mas com certeza daria mais importância aos atabaques, timbaus, tambores, caixas, berimbaus e todo e qualquer tipo de instrumento fabricado originalmente no meio da mata por mãos calejadas e de um aspecto forte com aparência de que tudo já passou por ela. Minhas crianças seriam vestidas com batas longas, coloridas, bem feitas, com seus cabelos naturais, blacks, seus tranções e as expressões faciais que só o preto tem. Colocaria algumas músicas com algum dialeto, de alguma região africana e daria início ao show. Ah, eu sei... Eu sei que chamaria a atenção de poucos e receberia críticas de muitos. Eu sei... Eu sei que muitos endemonizariam o trabalho e não perderiam a oportunidade de evangelizar-nos (como se fosse necessário). Eu sei... Eu sei que fariam semanas e semanas de orações e jejuns para expulsar os demônios de nossos corpos, eu sei... Sei que pra muitos, as coisas funcionam desta forma, mas agora usando de ironia, olha a minha cara de preocupada... Não me esquento se vejo mais crianças caucasianas do que pretas na mídia. É completamente compreensível já que temos mais caucasianos adultos nela. Esperem chegar nossa vez e mostraremos ao mundo nossa verdadeira maneira de louvar. Um grande asè a todos.

Anônimo disse...

Alvo mais que a neve,
Alvo mais que a neve!
Sim, nesse sangue lavado,
Mais alvo que a neve serei.

po é fogo meu!
Esse hino devia parar de ser cantado. Tem uns bonitos que eu ouvia quando era criança que ninguém mais canta. Esse até o Kleber Lucas já gravou.
A versão do Templo Soul até que ficou bem legal e real.
O louvor do Raiz Coral, Coral Moriah, Coral Resgate tem um som da hora também.

Akil Nassor disse...

Primeiro gostaria de "PARABENIZAR" ao meu nobre amigo e irmão Valter Passos pela bela e verdadeira dissertação apresentada, e depois, quero comentar como esse tipo de coisa dói dentro do meu coração.
A dor se assemelha a dor precordial, mas acredito que seja pior ainda, quando vejo o povo preto tão longe de DESPERTAR PRA ESSA REALIDADE.
Mas iremos adiante sem desanimar, pois é conhecendo a "VERDADE" QUE ELA NOS LIBERTARÁ.
Acordemos para essa "VERDADE"
DEUS CONTINUE ABENÇOANDO SEU POVO PRETO CRIADO Á SUA IMAGEM E SEMELHANÇA COM MUITA MELANINA!

selasie disse...

E.... EU ME LEMBRO QUANDO EU ESTUDAVE HISTORIA NA ESCOLA E VIA MEU ASCESTRAIS SENDO HUMILHADOS DESENHOS NO TRONCOS A CHICOTADAS ,AQUILO PARECIA QUE ERA FEITO PARA LEMBRA COMO A AGENTE VEIO PARA CÁ , E ISSO REALMENTE FICA MARCADO , EM NOSSO DESIVOLVIMENTO PESSOAL, E AINDA PARA CONPLETA O SERVISO TINHA AQUELAS NOVELASDE EPOCA , QUE NA QUELAS TEMPOS EU SEMPRE TOMAVA O NOME DOS ESCRAVOS QUE SE DESTACAVAM NA NOVELAS NO COLEGIO ,E COMO NUNCA ACEITEI ZONBAR DE MIM E DOS MEU ANCESTRAIS EU SEMPRE RESPONDIA A AUTURA ,E APESAR DE NINGEUM EM CASA TER ME FALADO SE QUER QUE EXISTIA O TAL RACISMO , HOJE EU VENHO TRABALHANDO COM ESTASMENTIRAS COM A MINHA IRMA E MEU PRIMOS , EM RELACÃO A O RACISMO NAS IGRJAS ,MAS MINHA MAE E EVANGELICA ,E ELA TAMBEM TEM ESTA MENTALIDADE QUE TUDO QUE NÃO E RELIGIOES NÃO CRISTA E COISA DO DEMONIO , OUTRO DIAEU DISSE PRA ELA QUE jESUS ERA NEGRO ,ELES ME RESPONDERAM QUE (EU) E QUE ESTOU FORA DA REALIDADE E QUENÃO TINHA CENTIDO O QUE EU DISSE ,E ME MOSTRARAM O DESENHO DA SANTA CEIA ,E ME PERGUNTARAM SE EU VIA ALGUEM PRETO QUE NEM A GENTE ALI . MAS EU ACABEI RINDO POR QUE MAU ELES SABE QUE AQUELE QUADRO FOI FEITO QUASE MIL ANOS DEPOIS E O TAL DE LEONARDO SAIO NA RUA PROCURANDO ALGUEM COM CERTAS CARACTERISTICAS IDEAIS PARA POR NAQUELE QUADRO ,SEM CONSUTAL NENHUM HISTORIADOR DA EPOCA ,E TRISTE VER QUE A MAIORIA DO NOSSO POVO ESTA CEGO MAIS CEGO MESMO ,A CEGUEIRA E TÃO GRITANTE QUE ELES ACREDITAM EM TUDO QUE OS PASTORES FALAM SEM SE QUESTIONAREM , ESPERO QUE A CNNC SEJA UMA LUZ , PARA NÓS NO FUTURO ,

Juliano Pereira disse...

Que falta de informação... Odiei esse Blog, sou negro, mas não tenho preconceitos...Ao invés de lutarem pela causa,fica falando besteiras como as que citaram nesse texto.
tenha dó... se quer aparecer, que seja pelas boas obras, e não pela falta de responsabilidade de abordar assuntos.
Tenho vergonha desse comentário, afinal, o preconceito começa quando nos sentimos diferentes. Coisa que o Diante do Trono não faz ninguém se sentir diferente em nada.
tenho vergonha de ver textos assim... fica o meu repúdio.

Anônimo disse...

Nada haver estes comentários, sou negro e acho que as vezes o preconceito partem dos proproios negros, podemos e fazemos acontecer como qualquer pessoa branca. Já basta de querer ser um coitadinho, vc sabe que Deus te ama? Então, para que descutir. Amo o grupo de louvor Diante do Trono, sei que dentro do grupo existe uma Ministra de Louvor Negra "Nivea Soares" que é muito amada pelos fãs do Diante do Trono, igualmente a Ana Paula Valadão.

BY Ivan Karlos

Paulo Victor disse...

Desculpem-me, mas a crítica ao trabalho infantil do DT é completamente infundada.

Se pegarem o contexto em que a canção é gravada - e o testemunho que a Ana Paula dá acerca da criação dos personagens - o intuito foi exatamente o de valorizar características que não se encaixam no padrão europeu-ocidental que em grande parte diga o que é "belo" e o que não é.

Em cada personagem, a Ana pensou em pegar alguém que saía de um determinado padrão, e isso fica caracterizado, por exemplo, no fato de o Ed ser o menino de óculos, aparelho e língua presa; de a bia não ser a loirinha de olhos azuis. Há crítica é sutil? É. Mas ela existe.

Inclusive a canção vem logo após uma queixa da Bia (queixa essa comum, principalmente no Brasil, país negro que insiste em ter o padrão caucasiano de beleza!), que demonstra estar triste por não ser loira de olhos azuis. E a letra vem exatamente confrontar isso, e dizer que a pele latina e o cabelo encaracolado dela (assim como peles negras, brancas, pardas; cabelos encaracolados, lisos, crespos) foram desenhados pelo Pai.

No mais, a Nívea Soares, uma das principais vocalistas do grupo, é negra! Nos trabalhos infantis há crianças negras e pelo menos duas solistas o são.

Desculpe-me, mas essa crítica - pelo menos essa - não têm fundamento.

Graça e Paz.

Paulo Victor disse...

RETIFICAÇÃO

Desculpem-me, mas a crítica ao trabalho infantil do DT é completamente infundada.

Se pegarem o contexto em que a canção foi gravada - e o testemunho que a Ana Paula dá acerca da criação dos personagens - verão que o intuito foi exatamente o de valorizar características que não se encaixam no padrão europeu-ocidental, que em grande parte dita o que é "belo" e o que não é.

Sobre cada personagem, a Ana pensou em pegar alguém que saía de um determinado padrão; e isso fica caracterizado, por exemplo, no fato de o Ed ser o menino de óculos, aparelho e língua presa; de a bia não ser a loirinha de olhos azuis. A crítica é sutil? É. Mas ela existe.

Inclusive a canção vem logo após de uma queixa da Bia (queixa essa comum, principalmente no Brasil, país negro que insiste em ter o padrão caucasiano de beleza!), que demonstra estar triste por não ser loira de olhos azuis. E a letra vem exatamente confrontar isso, e dizer que a pele latina e o cabelo encaracolado dela (assim como peles negras, brancas, pardas; cabelos encaracolados, lisos, crespos) foram desenhados pelo Pai.

No mais, a Nívea Soares, uma das principais vocalistas do grupo, é negra! Nos trabalhos infantis há crianças negras e pelo menos duas solistas o são.

Desculpe-me, mas essa crítica - pelo menos essa - não têm fundamento.

Graça e Paz.

Anônimo disse...

Quanta besteira num único texto!

Anônimo disse...

Meuuuu Nda a Ver vcs São Tudo Um Bando de Tosco. Vc,s Numk Asistiu dvds Do Diante do Trono Não Néh ?? Láh Tem Negros Solistas Crianças que Atuam Nos Videos Infantis . e Tals Só pqki a Letra Num Está Escrito PRETA Com Diz Vcs Que eu Saiba é Negra Quer Diizer que eles tem Preconçeito NADA A ve Bobocas

Anônimo disse...

Concordo com o lord o diante do trono tá cheio de unção e levado muitos negros a Jesus livrando da maldição heriditaria. Eu sou negro e creio em Jesus a pessoa que se encontra com Jesus não sente racismo na igreja.
Sou negro casado com uma mulher branca e conversa de racismo na igreja é coisa de satanas.

Guilherme Angelon disse...

Meu querido(a), ao ler o título cheguei a conclusão que o único preconceituoso aqui é vc. "Criança Preta". Isso é um termo totalmente racista. Reveja seus conceitos antes de difamar os outros

Maria Ester disse...

Fui a primeira a fazer um comentário. E, no desenrolar dos mesmos estou ficando preocupada, ao presenciar alguns ataques pessoais. Queridos e queridas, penso que acima de qualquer diferença, algo deve nos unir, o respeito um ao outro. Quanto a referida música, penso que a mesma é uma das poucas que contempla a diversidade. Devemos sim, incentivar outros compositores e cantores a fazer o mesmo, através da nossa observação. Inclusive encaminhei ao grupo"Diante do Trono", o qual gosto muito para que contemplassem mais crianças negras, indígenas em suas canções. Com amabilidade, responderam a minha sugestão. Façamos deste espaço, momento de troca, de partilha como irmãos e irmãs, independente da nossa etnia, pois, "Para Deus não há acepção de pessoas", embora os homens e mulheres o façãm.Permaneçam com Deus. Abraço fraterno, Ester.

Anônimo disse...

Que ridiculo!
Antes de postar querido, verifique se suas acusações tem fundamento! Como um grupo que possui uma cantora como Nivea Soares, uma das vocalistas femininas de maior importancia no grupo e NEGRA como parte do grupo seria racista??
A música aos olhos do Pai, nada mais é baseada nas críticas a essa sociedade que cria estereotipos branco de olhos azuis, a mensagem diz que Deus nos ama do jeito que somos.
"Alvo mais que a neve,
Alvo mais que a neve!
Sim, nesse sangue lavado,
Mais alvo que a neve serei." Sim! Serei limpo dos meus pecados, mais alvo que a neve, sem nenhuma imundiçe!

Eu tenho pena desses grupos contra o preconceito de qualquer tipo, pois acabam se tornando pior do que os que praticam o preconceito. Tenho pena de vc meu caro colega, que além de racista, não mostra nenhuma Fé, para compreender louvores, e nenhuma inteligencia.

Vocês que concordam, parecem calangos, se vcs não conhecem o bicho, olhem no google, ele passa a vida inteira só balançando a cabeça... sem nenhum sentindo.

Senhor, dá discernimento a esses irmãos que não passam de xiitas, que eles passem a se preocupar com a SUA causa e não com causas mundanas.

Anônimo disse...

"Sou negro casado com uma mulher branca"
Todo evangélico negro faz questão de dizer que casou com uma branca - e a grande maioria se casa -, como se isso fosse uma grande benção de Deus. Casar com a negra seria o quê???
CDT - Criança Diante do Trono deveria ter uma menina e um menino pretos para mostrar a realidade brasileira, pq até o fim deste ano seremos maioria nos próximo anos superaremos muito mais o número de não-negros.
A Turminha da Graça da Igreja do R.R. Soares só tem um menino preto. A menina preta, provavelmente ficou trabalhando como empregadinha doméstica desde cedo, sem direito a brincar.
A maioria das empregadas domésticas no Brasil são pretas, analfabetas e muitas do interior vão para a cidade ainda pequenas para servir famílias brancas que não as deixam nem brincar nem estudar. Numa perpétua representação do Brasil-colônia. Isso tem que acabar!
As meninas pretas não têm sequer representação no mundo dos personagens infantis, como se não existissem nem no meio evangélico, como se já não bastasse no mundão.
E o homem negro introjeta esta mensagem subliminar desde pequeno e, quando escolhe alguém para formar família e nem lembra que as pretas existem
só pensa nas princesinhas e mocinhas brancas que viu durante toda a infância nas histórinhas, clipes, televisão, etc.
Nas igrejas, as pretas nunca são levantadas a pastoras, apenas obreiras - na limpeza da igreja -. As brancas rapidamente se tornam pastoras responsáveis por algo mais intelectual, como jornais, recepção, posições de destaque, etc. ah sim, e esposas dos pastores e membros. As pretas tem que orar o dobro para homens pretos, e os brancos, enxergarem elas. E tem que se calar, aceitar e nem comentar, porque corre-se o risco de ser acusada de estar endemoniada.

Nívea Soares tem a voz lindíssima mesmo e deveria estar lá dando esses toques para o grupo, porque deve ter muitas pretas sofredoras dentro da Igreja Batista da Alagoinha. Ela não se destacou por acaso. Aliás, a voz dela é infinitamente mais bela que a da Ana Paula Valadão, mas ela nunca ganha um Troféu Talento por exemplo e nem outros, como cantora solo. Quase ninguém votou nos cds das mulheres pretas, apesar de reconhecerem as vozes lindas, eu fui um dos poucos que votou nelas. Até a Sula Miranda que nem sabia cantar música sertaneja quanto mais louvores, ganhou prêmio de cantora gospel, mas as negras com anos de ministério de louvor, não.

http://www.trofeutalento.com.br/pag
es/vencedores_2008.asp

E depois vem me dizer dentro da igreja não existe preconceito.

Não mesmo: apenas alguns e algumas recebem mais bençãos de que outros!

O Senhor está vendo tudo e mudando essa história, começa um novo tempo de plena consciência do povo preto.

Tudo que esteve escondido está sendo revelado, para que possa finalmente ser mudado.

"Quem tem olhos de ver, veja."

Tem muitos pretos que se fazem de cegos. Talvez porque a realidade seja muito dolorida para eles.

Anônimo disse...

Ai, faça me o favor, quanto espirito de inferior, meu Jesus. Meu Querido, veja o DVD Esperanã e veja quem que dá abertura no culto. Por Favor néh. Criticr é mto faciu, agora dizer que eles são usados por Deus para ganhar vidas, isso ninguem fala. MAs por favor, veja oeste video: http://br.youtube.com/watch?v=G0SMhlwia2M

Axo que a menina Nena Lacerda Não é de Etnia Branca não é mesmo ?

Deus os Abençoe!

Anônimo disse...

No USA precisou alguns pretos se levantarem e tomarem a frente para acabar com a discriminação dentro da igreja e fora dela e começou com os negros evangélicos tipo Martin Luther King e outros.
Como esses caras podem dizer que são causas mundanas? Como podem dizem que é coisa de satanás, se ele roubar a nossa liberdade, nossa dignidade e a gente anda de cabeça baixa, humilhado pros homens?
Toda luta para igualdade é cristã.
Cristo quer todos iguais seguindo seus passos.
A gente não pode se conformar com desigualdade ou achar que Deus abençoa mais um que outro com espaço, estudo, casa fora da favela, ministério e tal.
A gente não pode se conformar com a ridícula "Maldição de Cam" que foi usada por muito tempo para justificar o sofrimento e a opressão do preto.
Ficar calado não impede de eu tomar enquadro na rua pq sou preto quase todo dia e às vezes o policial é duma igreja e aprendeu na sua igreja que isso é certo e que desconfiar de preto é correto. que sou herdeiro de Cam.
Todo mundo que tá na igreja devia lutar pra melhorar e não fica criticando.

Alex Xisto disse...

Aos 3:28 do clip aparece uma criança negra...essa chiadeira não procede...

Anônimo disse...

"essa chiadeira não procede..."

Nossas opiniões são "chiadeiras"?!

Quando pausei o clip no tempo 3:28 não verifiquei uma criança negra. A menina e a APV tinham o mesmo tom de pele, os traços e os cabelos da menina também não representam a negritude. Espero estar enganda. rs

E mesmo com o termo "chiadeira", continuo firme em minha opinião. Quando for comprar cds, antes comprarei o da Nívea Soares para as pessoas pelos menos conhecerem outros cantores. Afinal, todos têm que ter espaço. Deus não prefere um louvor a outro, certo?

Se não for só pelo dinheiro, então comecem a ajudar outros Ministérios (o Black Gospel, por exemplo). O DT já ganhou muito dinheiro, ajudem o próximo. Isso é agradável ao Senhor!

Muitos negros (como eu) já compraram quase toda a coleção do DT. Agora gostaria de vê-los apoiando o Black Gospel. Não precisa ser radical!... Robson Nascimento, KLeber Lucas ou Um Coral já estará muito bom!
Faça como a Aline Barros que, aliás, esteve no show do Apocalipce 16 e fez questão de dizer que curte o som deles e os apoia. Isso é atitude cristã!

DT Parem de querer monopolizar a música gospel!

Se o povo de Deus ver união nos louvores, independente do estilo ( e até com estilos diferentes) será edificante para toda a igreja!

NP disse...

ai irmao cada dia q passa fico impressionado com o blog..cada dia gosto...mais...depois da materia dos negros indianos essa é a melhor...cara eu ja meio percebia q o negro nas igrejas evangelicas nao tem muita voz...depois de hj vc abriu mais meus olhos...eu nunk tinha parada pra pensa nessa questao dos cordeiros...ta de parabens o blog...

se ler esse meu comentario como faço para compra o livro "afro Reflexoes"..

me manda um email se pude ta mano..

anderson_antunes10@hotmail.com

Anônimo disse...

ahahah
muito legal os posts
a grande parte dos negros daqui tem consciencia

a sula miranda ganhar troféu talento de cantora gospel é a marmelada das marmeladas ahahaha

e nem a nivea soares nem outras vozes negras que estão a tanto tempo no louvor gospel não ganharem nada já é um sinal do racismo até no mundo da música gospel

vou ficar mais atento nessa parada aê

vlw

Anônimo disse...

Meu querido irmão,sabemos sim que o racismo existe ainda hj no mundo inteiro e até msm no meio evangélico mas ,veja bem,isso parte de pessoas que não são libertas pois Deus não ver cor nem raça. Todos somos iguais embora o Homem faça a diferença; acredito q vc esta sendo um pouco exagerado na sua descrição, vc esta vendo racismo aonde não há,a letra do hino não quer dizer o que vc pensa e sim o branco que a letra se refere é de pureza do espirito,renunciar os pecados e tornar-se limpo diante de Deus.
Essa sua citação quanto ao hino foi um pouco infeliz,me desculpe a sinceridade!
Um abraço Lú

Ellisson disse...

Me perdoem mas acho que em vez de pregarmos racismo ou discutirmos se tinha crianças negras ou não naquele clipe, não deviarmos pregar tão somente o evagelho puro, genuíno e trasformador de JESUS CRISTO sem se importar se ele é preto ou branco ou marron??? Esse não foi a sua ordem??? Pois neste momento enquanto digito estas palavras muitas pessoas estão morrendo e indo pro inferno sem ouvir falar de Cristo e nós estamos aqui perdendo tempo com banalidades!!! "Devemos remir o tempo pois os dias são maus" "Devemos trabalhar sendo dia eis que a noite vem" JESUS VEM!!!

Unknown disse...

nossa!!! quanto preconceito... olha,se vc é negro deixa eu te dizer uma coisa... vc é o mais preconceituoso com a sua propria raça que eu já vi em se refenciar - se como "Preto" querido.. vc não é "PRETO",vc é "NEGRO" são palavram com distinções muito diferente,vc ofende a sí mesmo e á nós se considerando uma pessoa do tipo... sei lá "PRETO" como vc mesmo disse no texto.
tenha dó....

Anônimo disse...

Graça e Paz queridos irmãos!!!!

é muito triste ver irmãos em cristo Jesus machucando uns aos outros, quando todos deveriam estar unidos para tomar a causa de Cristo e ganhar todas as nações para o Senhor!!!
Infelizmente ainda vemos que a maior parte do racismo ainda começa pelos próprios negros, isso não deveria existir em nosso meio por somos todos semelhantes a Cristo. Fiquei muito triste ao saber que muitos ainda não conseguem entender o significado das músicas,e que muitas delas são partes de versículos bíblicos, não deveríamos julgar ou questionar, pois vem da parte de Deus, e muito menos falar algo de um ministro de Deus, pois ai daquele que se levanta contra um ungido do Senhor!!!! E as músicas gospel não existem para nos colocar em destaque mas sim ADORAR LOUVAR O NOME SANTO DO SENHOR E SUA GRANDEZA,pois todas as coisas foram feitas PARA ELE E POR ELE!!!!
acho que muitas pessoas estão perdendo seu foco,e estão deixando que as "vozes estranhas" entrem nas mentes,irmãos estejam vigiando sempre, a volta do Senhor está perto, vamos vigiar pensamentos, atitudes, pois o Senhor não se agrada de confusão nem de rebeldia....
Fiquem em paz em nome de Jesus!!!!

Anônimo disse...

Olha só querido irmão sou cristã e me orgulho disso, e sei q infelizmente tds nós de alguma forma todos nós temos nosso preconceitos, mas vc esta realmente declarando q é racista; e nao gosta por nada dos brancos q também são irmãos e pra Deus nao há raça ou cor; e concordo com um dos comentários, q Preto é terrivel de falar, o certo qto a raça: é usar a palavra Negro; usamos preto qdo nos referimos a objetos.
Na paz de Jesus.

Unknown disse...

Eu discordo de voces, a música "Aos olhos do Pai, serve para qualquer de cor, negra ou branca, acho que voces não conhecem as pessoas que fazem parte do grupo diante do trono, a Nívia soares e negra, peterson é negro, alguns dos membros da orquesra são negras.
Eu sou negra e acho um preconceito muito grande esse tipo de mensagem que voces passam, isso sim é preconceito.
Conceição souza

Anônimo disse...

De boa!!!

Respeito e sempre leio os artigos do blog... mas nesse vcs viajaram na batatinha!

sua observação sobre a musica "aos olhos do pai", não contemplaram uma análise de discurso coerente!

quanto ao hino... creio que também devamos censurar a bíblia pois, em salmos 51.7 se fala sobre o ficar mais alvo que a neve tbm!... em isaias 1.18 se fala sobre ficar alvo como a neve tbm!

creio que, vcs devam tomar mais cuidado com seus comentários para não cair em descrédito!

atenciosamente... Edna

Marcelo disse...

Vejo que vários seguimentos da sociedade estão impregnados da valorização da cor branca, ou seja de racismo. Vejo, também, que aqueles que se sentem ultajados, discriminados trazem um ranço, um uma ira tão destruidora dentro de si ao ponto de fazerem mal a si mesmos. Estão vendo além do que foi dito implicitamente ou explicitamente. Isto é doentio. Embora concorde que está introjetado no imaginário do ser humano alguma forma de racismo,involuntário ou não, não podemos generalizar.
Permitam-me falar que a simbologia nas cores tratadas na bíblia de forma alguma denota preconceito. Do contrário a negaríamos ou seja rejeitaríamos o verbo - a palavra de Deus - o próprio Deus. Como então vcs afirmam participar de uma "comunidade cristã de matriz negra"? Isto, por si só é preconceito, é racismo. Volto a dizer vejo sutilmente o racismo na literatura, na mídia em geral, no vocabulário, porém daí usarem de conclusões generalistas. Compreendo a marca estigmatizada durante séculos sobre os negros, suscitando um comportamento de inferioridade. Existem sim diferenças estruturais, orgânicas, entre as diversas raças (entenda-se negra, branca amarela, e o que tiver mais), mas não há superioridade moral vinculada a cor. Jseus de fato não era este, branco de olhos azuis, mas que não também não este negro puro de cabelos crespos, mas miscigenado como o povo da região da Judéia, bem mais tendendo para o negro, é verdade. O que não quer dizer que devamos ficar especulando a cor do Senhor e sim crendo no seu caráter único o qual devemos seguir.
A bíblia deixa isto claro.
Por fim, o Justo Juíz haverá de julgar pretos, brancos, amarelos e pardos; baixos e altos; inteligentes e indoutos; gordos e magros, etc. Pois, "por toda palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo final".

O Senhor Jesus (),nos abençoe!

Romilson de Oliveira disse...

O Senhor Deus ....quer essa nacao por inteiro e ele deseja conquistar o coraco daqueles que se encontram sedentos e famintos ,sem distincao de cor.
###PORQUE DEUS DEU O SEU FILHO UNIGENITO PRA QUE "TODOS" AQUELES QUE NELE CRER NAO PERECA MAS TENHA A VIDA ETERNA....ESSE É O DEUS QUE EU AMO ....GLORIA A DEUS....HEEEEEEE

Romilson de Oliveira disse...

Oro a Deus que essa nossa geracao nao se corrompa com esse presente seculo,mas a cada dia essa nossa geracao que diz ser erscolhida,tem se secularizado pé a cabeca e tem sujado o nome da noiva de Cristo...é preciso que essa nossa geracao seja referencia e espelho para o mundo, e nao o inverso do espelho...enquanto ao racismo Deus nao se agrada dele,e muito menos dentro das casas celestiais,o grupo diante do trono foi uma ferramenta que Deus me presenteou,quando eu ja nao tinha mais onde buscar refugio,esse grupo foi uma casa onde eu vi la ao longe e me refugiei,muitas vezes eu tentava suicidio,e o dvd esperanca abriu os meus olhos e eu pude ver a diferenca em cada vida ali presente naquela gravacao,e derrepente eu mim senti imundo e sujo e lamentei em prantos,falando Senhor ,muda a minha sorte,passei um tempo para dicernir o que é ser de Deus e tambem para tomar uma atitude definitiva na minha vida,mas ja faz hj 3 anos que o rumo da minha vida foi mudado atraves desse ministerio,e eu tenho abencoado vidas e vidas com esse grupo. e disse o Deus altissimo: BUSCAR-ME-EIS E ME ENCONTRAREIS QUANDO ME BUSCARDES DE TODO O VOSSO CORACAO,SEREI ACHADO DE VOS E FAREI MUDAR A VOSSA SORTE. ((((O RUMO DA MINHA VIDA FOI MUDADO)))))E hoje eu caminho em novidade de vida,aleluias...

Marcelo Luciano da Costa Santos disse...

Caro articulista,
Muito interessante seu comentário. Realmente é dificil para nós que nao somos negros, entendermos o lado se voces e temos que nos policiar para nao sermos preconceituosos.
Creio que a questão do cordeiro branco e sem macula que voce coloca nao se refere à raça, branca ou negra. O branco é associado a limpeza e qualquer outra cor que não essa pode ser associada à sujeira, não concorda?
Mas é importante saber nos orignais gregos e hebraico, aos quais nao tenho acesso, o que realmente está escrito lah. Qual a palavra usado para dar sentido à pureza.
Sobre a musica, a acho destestável, de uma frescura de dá dó. Uma letra ao meu ver, que personifica um culto auto-hedonista, pois uma criança poderia ser defeituosa, nao ser bonita e mesmo assim ela é criada por Deus.
Essa ansia de querer tudo perfeito, certinho (não sei se o autor ou autora a fez para um filho ou filha - pois não os conheço, nao sei quase nada de suas vidas e nem quero saber)contrasta sim com a pregação do verdadeiro evangelho, do Jesus que veio para todos, não importando o que a pessoa é ou como ela é.

Anônimo disse...

Olha, tenho vários cds e dvds diante do trono e se você notar há várias meninas negras que cantam no Crianças DT, algumas até solam em louvores, a própria Nívea Soares canta lindamente no DT e faz duetos com a Ana Paula, gravou cds pela gravadora DT então me poupe né, há até um depô da Nívea em que ela diz que se achava feia assim como sua voz ( que é maravilhosa, aliás a voz de um negro é linda)e através do DT é que ela se lançou no mercado da música gospel!!!
E o que importa não é o clipe da música, porque ele não foi inspiração divina e sim a música que em nada fere os negros. Paz de Deus.

Unknown disse...

Adriana:
Paz seja com todos!

Acredito que a nossa sociedade deveria comtemplar igualmente todas as referências culturais que existem no nosso país, e que, dentro da igreja, se deva pregar contra o racismo em todas as formas. Mas este comentário parece um racismo às avessas. Sou cristã, parda, filha de mãe branca e pai negro. Será que deveria pregar a exaltação dos negros, em detrimento de qualquer outra raça?
Quando o texto coloca: "Nós, o povo negro,somos o sonho e a realidade de Deus", quer dizer então que as outras raças não o são? Aliás, como está escrito, o povo preto.
Realmente vejo que os negros são desvalorizados aqui no Brasil, onde sua presença é tão forte.Moro aqui, não sou cega. Mas o texto diz que a organização não aceita intervenções ou orientações de lideranças brancas. Isso também não é racismo?
E, sobre o trabalho do DT(não que ame de paixão), mas, neste mesmo vídeo onde há a música da princesa européia, como foi bem destacado no texto, há também uma música de rap, música de origem dos guetos americanos, cantada por negros originariamente.
No mais: não sejamos hipócritas!

Unknown disse...

ola querido...
vc diz que os outros sao racista quando vc mesmo cita as pesooas as diferenciando por branca ou preta... e talvez se vc prestar bem atenção no clipe vc vai ver sim uma criança negra... Isso sem falar em outros cd's que tem crianças negras tbm...
Talvez kndo os negros se aceitarem verão que pra muitos não existe diferença... Tbm sou negra e nem por isso me sinto ofendida ou fico procurando racismo onde não existe...

Prof. Jeferson Albrecht disse...

Excelente blog...Todas as pessoas deveriam ter acesso a este tipo de informação...Parabéns!

Anônimo disse...

Boa Tarde me desculpe a sinceridade ms o preconceito e o racismo está em vc mesmo,já assiti dvd do diante do trono crianças com crianças negras,citar um hino da harpa como preconceituoso e racista é demais pois o hino fala do nosso interior na nossa alma e não da nossa cor exterior.Espero que nenhuma criança ou adolescente leia esse blog pois ai sim ficaram se sentido discriminados.

Anônimo disse...

Aff...

Desculpa mais que exagero!!! Você é que é o racista ai!!!

Jocy Silva disse...

exagero?
talvez,
mais lembrando que mais de 70% da população brasileira é negro ou descendente, affff

Pallatus Heinrich disse...

eu sou penso como khalid abdul muhammad eu eles ja nos pisaram demais agora é a nossa vez
não existem brancos bons se vc ver um mate-o antes que ele mude!

Anônimo disse...

ola meus amados irmão ,eu me chamo ana paula sou lider de criança da igreja que eu congrego,ja cantamos a musica aos olhos do pai e não vir diferencia nenhuma pois cantamos para todas as mães
morena branca ,amarela ,a musica não se refere a cor ,mais a importancia do amor e da perfeiçaõ Deus,pois tudo que Deus faz e perfeito.somos percadores mais remidos pelo sangue de jesus,jesus está voltando lembre se disso meus irmão .

Anônimo disse...

É uma pena mesmo ver a facilidade que as pessoas tem de buscar preconceito em tudo.
O afrodescendente, ele mesmo se anula. Luta por cotas e sempre se coloca em local de descriminação racial. A começar pela não aceitação do tipo de cabelo, passando pelas ruas vemos 99% das lindas negras, com escova definitiva. Puxa vamos usar e mostrar o que é belo e da forma que Deus fez.
Tudo seria menos complicado se cada um, focasse no que realmente é. Isso é ter personalidade.
Tantas coisas interessantes a serem feitas.

Se por acaso Diante do Trono colocasse uma criança negra, seria criticado por estar agindo com hipocrisia, querendo agradar.
Se não faz referencia a essa criança, é preconceito.
Pensem nisso!!

RUI disse...

Enviei o clip de "Aos olhos do pai" do DT, ao Face de meu filho. Ele ficou pai faz poucos dias. Espero que um dia, ele mostre a música à minha neta, como lembrança, para que,um dia, maiorzinha, ela sempre se valorize, pelo valor que tem, diante de Deus. Independente na nossa raça, vamos ter dificuldades na vida. Cada um dá, à letra da música, a interpretação que quiser. Tenho tanto apresso à raça negra, que este, meu filho tem um padrinho de batismo, negro, o qual tenho profunda admiração e amizade.

Anônimo disse...

pra mim , não tem nada a ver ,gente pra você que entende ALVO MAIS QUE A NEVE quer dizer que vamos ser lavados e limpos de todo o pecado desse mundo ,não tem nada a ver com a cor da pele, critica sem sentido. obs: sou negra também e não vi nada disso no hino BENDITO SEJA O CORDEIRO . E SOBRE O crianças diante do trono vejo sim muitos morenos sim tenho todos os dvds tanto diante do trono adulto como o de criança não vi nada disso .Deus os abÊnçoe quem levantou essa crítica ......... somos um só povo rumo ao céu. amém! independentemente de raça ou cor DEUS NOS FEZ POVO SEU E PONTO FINAL.

Anônimo disse...

O motivo é para mostrar que somos peça unica. Não vi nada demais.

PRETAS POESIAS

PRETAS POESIAS
Poemas de amor ao povo preto: https://www.facebook.com/PretasPoesias