quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

A VINGANÇA DO PRETO GARANHÃO

Walter Passos - Historiador
Skype: lindoebano
 Facebook: Walter Passos

Papeando com um amigo em um bar, no Pelourinho, sobre o racismo conseguimos chegar a conclusões bem parecidas a respeito dos retrocessos e avanços da população preta no Brasil. O meu amigo é um homem “bem estudado” como diziam os meus antigos, cursou faculdade, pós-graduado, vida financeira bem estabilizada, possui casa de veraneio em uma boa praia do litoral baiano, carro do ano e uma família preta. Uma bela esposa da cor de ébano.


O meu amigo é um preto bonito, já quarentão, filho de Xangô com Osun, se orgulha da ascendência Yoruba. Como bom filho de Xangô é um exímio conquistador dos rabos-de-saia como gosta de afirmar e diz que tem a doçura de Oxum que encantas as mulheres.

Conversa vem e conversa vai. Conversamos sobre as pretas bonitas, as rainhas do universo, e ele sorria feliz e disse-me:

- Nada mais belo que uma mulher preta. É a minha preferida!

- "Há outras preferências?". Retruquei:

- "Sim!". Afirmou.

Explique meu brother, pedi estarrecido. Interessado em entender o que um homem preto de mais de 1.90m de altura entendia por “outras preferidas”. Quando o olhei nos olhos, o vi olhar de soslaio, sorria no canto da boca para a mesa ao lado, e duas loiras com “flertes secos“ sorriam para a nossa mesa.

Disse:

- Entendi meu amigo! Não concordo contigo!

Então, ele falou com uma cara descarada:

- É vingança, meu preto!

Quase me engasgo com a roska de umbu-cajá. Olhei abismado e indaguei à meia-voz:

- Namorar mulher branca é vingança?

Ele respondeu empafioso e energicamente:

- Com certeza, meu brother! Vingo o que as pretas sofreram na escravidão. Os abusos, a humilhação. Tudo de ruim. Quando eu “pego” uma mulher branca eu escancaro. Faço barba, cabelo e cavanhaque. A minha vingança maligna. Boto pra lá! Afirmava prazeroso.

Continuou dizendo:

- Você, um preto até bem afeiçoado, devia também se vingar.  Conheço muitos pretos do movimento negro que também são guerreiros vingativos. Botam pra lá!

Olhei seriamente e disse:

- Irmão, cada um inventa o que quer e não vai ser por isso que vamos deixar de ser amigos. Vá se vingar! Eu vou descer o Pelô, irei à roda de samba apreciar mulheres que eu não vá me vingar. As belezas das descendentes das terras d’alem mar.

O que você acha dessa vingança? Dê a sua opinião.




5 comentários:

Anônimo disse...

É MENTIRA!!!! A mais puras mentira, como mulher e negra afirmo que muitos homens negros, na sua maioria não valorizam a mulher negra...
Os Homens negros não valorizam a mulher negra, e não há diferença se forem bem sucedidas estudadas ou não eles os homens negros namoram e casam com loiras ou brancas, não respeitam nenhuma mulher negra que não sejam a própria mãe.
E tenho dito!

Juarez Silva disse...

Sinceramente ? acho que tanto a ideia de pegar brancas para "se vingar" quanto a de evitar brancas por "endogamia compulsória ideológica" , incabíveis em um mundo em que depois de tanta discriminação, exploração e apartheids, os tradicionais discriminados lutam para ter sua simples humanidade plenamente reconhecida e refletida em igualdades civis e socias e econômicas... . Se lutamos para a cor não ser determinante em nossas possibilidades e nem nos limitar em nossa plena humanidade, é um paradoxo querer limitar possibilidades afetivas/sexuais a relações endogâmicas, e "se vingar" em brancas uma vergonha tão grande quanto a que brancos cometeram "usando e descartando" negras ao longo da História... ou seja, ambos estão completamente equivocados em suas premissas radicais... endogamia é direito não "obrigação", assim como relações interraciais sinceras e justas... com essas premissas de vocês não se vê diferenças significativas das dos tradicionais racistas (brancos).

Unknown disse...

Acho descabido e sem noção! Não há sentido algum nisso, o que eu vejo é alguém querendo valorizar suas conquistas usando este argumento pobre pra não ficar mal com quem valoriza nossas mulheres pretas!

Anônimo disse...

Ele é só um safado que não respeita mulher. Quem paga a conta desta "vingança" é a esposa dele que não tem nada a ver com isso, toma chifres e ainda pode pegar uma DST.

Anônimo disse...

SÓ SEU AMIGO QUE É ASSIM RARIDADE!AQUI ONDE MORO,HOMENS NEGROS ,PARDOS E BRANCOS TEM AMANTES PARDAS E NEGRAS,E ESPOSAS BRANCAS!A BRANCA SEMPRE TEM LUGAR' ESPECIAL'

PRETAS POESIAS

PRETAS POESIAS
Poemas de amor ao povo preto: https://www.facebook.com/PretasPoesias