terça-feira, 17 de julho de 2012

MUSSIRO - CREME DE BELEZA DA MULHER MACUA


Por Malachiyah Ben Ysrayl - Historiador e Hebreu-Israelita

“Os Macuas recorrem também ao sorriso para apagar as ofensas. O ofendido, por sua vez, espera que aquele que o ofendeu lhe retribua outro sorriso para demonstrar que não queria ferir-lhe o coração. Basta um sorriso e acontecerá a reconciliação."

As lindas mulheres Macuas são detentoras de lindos sorrisos, características desse belo povo de Moçambique. Um sorriso natural e em muitas ocasiões com sonoras gargalhadas. O sorriso é um sinal de paz, amizade e boas-vindas.

As mulheres em todas as culturas se preocupam com a estética e investem tempo e recursos para sempre estarem belas. O ideal de beleza está relacionado com a imagem da mulher perfeita, todavia, beleza e seus conceitos variam do contexto cultural de cada grupo social. Manter os padrões de beleza oriundas da ancestralidade é uma resistência aos padrões impostos da colonização e atualmente da globalização do mundo ocidental que através da mídia tem transformados belas mulheres pretas em caricaturas da mulher branca.
Feliz é o homem que tem ao seu lado uma mulher que preserva as belas características do seu povo. (Malachiyah Ben Ysrayl)
Entre os Macuas a estética é fundamental e o cuidado de ter uma pele macia e bela faz parte do dia-a-dia desde a infância. O tratamento epitelial é através de uma planta cujo nome científico é Olax dissitiflora, da família das Olocaceae. É um pequeno arbusto com uma copa arredondada e estreita, ovaladas e ligeiramente encurvadas cor verde clara com flores brancas com aspecto de lírio e ligeiramente perfumadas. Desta planta se produz um creme rejuvenescedor que combate às espinhas (borbulhas, acne). As mulheres Macuas produzem uma máscara conhecida por Mussiro ou N’siro, elas moem partes do arbusto em uma pedra e acrescentam água. As mulheres começaram a usá-lo na passagem da adolescência para a juventude e também a planta é usada para cura de diversas doenças.

"A província de Nampula é tradicionalmente conhecida como a terra das “muthiana orera” ou, simplesmente, meninas bonitas”.

As máscaras têm diversos simbolismos para os Macuas.

Rituais casamenteiros e de iniciação feminina. As jovens entre os 15 e os 18 anos, quando entram na chamada "segunda menstruação” (adolescência), são preparadas para a vida futura, como o casamento, pelas mulheres da família mais velhas, conhecidas como conselheiras (Anakamo). Neste período de ensinamentos, a jovem tem de manter o corpo pintado com m’siro durante o dia, lavando-se à noite para o remover, e só é autorizada a conviver com crianças entre os 7 e os 14 anos, sendo-lhe vedado o relacionamento com os adultos. O objetivo deste rigoroso cumprimento visa salvaguardar a virgindade da jovem até ao dia do casamento e simultaneamente manter o seu corpo limpo, aveludado e sem borbulhas. Já na parte final deste período decorre também o ritual para a iniciação sexual, uma cerimônia designada por Ossinkiya, e que tem como propósito explicar os segredos de sedução, onde o m’siro surge como argumento erótico e perfumado: o ato do coito, usando para isso instrumentos fálicos e alguma teatralização, e como tratar e lidar com o marido.

http://thayafrican.blogspot.com.br/2010/05/mocambique-e-seus-misterios.html
Além disso, é usada nos rituais fúnebres. Interessante que algumas máscaras mandam mensagens especiais nas relações do casal, como um recado da mulher para o marido que está No período da menstruação, ou avisar a outros homens a sua disponibilidade sexual, entre outras mensagens somente conhecidas e decifradas dentro da comunidade.
Beleza, sorriso e o uso do Mussiro fazem das mulheres Macuas um diferencial entre as etnias de Moçambique.


MUSSIRO - CREME MACUA


Acesse:
Poemas de amor ao povo preto: https://www.facebook.com/PretasPoesias

4 comentários:

Sara Leite Fragoso disse...

está-se sempre a aprender.GOSTEI.
Bom Trabalho e parabens.

platero disse...

Gostei

tenho saudades - abraço

Cristina disse...

Estive lá. Amei esse povo.Estive em Nampula - Moçambique.É um povo maravilhoso.

Pra.dra.Cristina disse...

Estive lá. Amei esse povo.Estive em Nampula - Moçambique.É um povo maravilhoso.

PRETAS POESIAS

PRETAS POESIAS
Poemas de amor ao povo preto: https://www.facebook.com/PretasPoesias