sábado, 26 de novembro de 2011

UMOJA KARAMU- RESIGNIFICAÇÃO AFRICANA



Por Malachiyah Ben Ysrayl.

Historiador e Hebreu-Israelita
E-mail: walterpassos21@yahoo.com.br
Msn: kefingfoluke1@hotmail.com

Skype: lindoebano

Facebook: Walter Passos


Hoje em dia, há diversos festejos afro-americanos, notadamente após a invasão empreendidada pelos colonizadores europeus na África. Os descendentes dos prisoneiros de guerra e outrora escravizados nas Américas elaboraram novas formas de afirmação, posturas, de resignificação e pertencimento às culturas ancestrais.

É bom ressaltar que não são festejos dos hebreu-israelitas: estes não comemoram as festas do cristianismo e do judaismo, mas, já que o nosso blogger tem como uma das metas a informação, vamos comentar sobre a festividade realizada pela Trinity United Church of Christ's localizada em Chicago - USA, que teve como um dos mais proeminentes pastores o Rev. Jeremiah Wright Alvesta, Jr. Ele, na eleição de Barack Obama por ter sido seu pastor e amigo, foi alvo de censura nos meios de comunicação em vista de seus sermões serem considerados radicais e racistas pelos moderados pretos , assim como a população branca dos USA.


A Trinity United Church of Christ's tem mais de 8.500 membros, e é dirigida, atualmente, pelo Pastor Otis Moss III e Mrs. Monica Brown Moss, conforme o boletim enviado para o e-mail do nosso blogger, apesar de nunca termos entrado em contato com essa denominação cristã.


Umoja Karamu que significa "festa da unidade" em Kiswahili, é celebrada no quarto domingo de novembro e foi iniciada pelo Dr. Edward Sims, Jr. Data estabelecida pelo Templo do Messias Negro, em Washington, DC. É uma festividade de solidariedade nas famílias pretas, retratando as suas lutas e relembrando unidade. Muitos pretos nos USA a festejam como alternativa ao feriado nacional do dia de ações de graça. Esta escolha teve início com os nacionalistas pretos que lutaram pelos direitos civis nas décadas de 1960 e 1970. Posteriormente, os historiadores da afrocentricidade passaram a defender a idéia de que o povo preto buscasse as festividades africanas e as resignificassem na diáspora. Umoja Karamu é uma festividade diferente da kwanzaa, tendo enorme repercussão nas igrejas cristãs pretas. O cerimonial é composto de narrativas, musicas e alimentos referentes a cada período da história preta.

O simbolismo da festividade abrange cinco períodos da história do povo preto, representados por cinco cores:
Antes da Escravidão cor Preta - as famílias na África, antes de escravidão na América.
Na Escravidão – cor Branca- a dispersão das famílias escravizadas na América.
Após a Emancipação cor Vermelha- as famílias libertas da escravidão.
Luta de Libertação cor Verde- as famílias lutando pela verdadeira libertação, a luta pelos direitos civis e direito a igualdade.

Olhando paro o futurocor laranja ou Ouro – as família antecipando um profícuo futuro.
Nestes dias a refeição começa com uma oração e libação (derramam uma bebida para homenagear os ancestrais) que é uma tradição Africana.

Os alimentos são importantes na alteridade e símbolos de pertencimento e representados em cinco cores :

Preta - feijão-fradinho, azeitonas pretas e feijão preto.
Branca- arroz, batata e mandioca.
Vermelha - suco de cereja, pimentões vermelhos e tomates.
Verde - verdes, aipo, alface.
Laranja ou Ouro - pão de milho, queijo e abóbora.

UMOJA KARAMU AND OTHER TRINITY UCC UPDATES



Um comentário:

Sandrinha Beija-Flor disse...

Muito interessante!!!Artigos sobre o nosso povo Negro atual e passado sempre é bom ler ,porque sempre estamos aprendendo mais ,e mais .Ter consciência negra é saber que sou criação de Deus como qualquer outro ser. Sou negro, de lábios grossos e cabelo pixaim por Sua divina vontade.
como qualquer outro ser.
É saber que corre em minhas veias o sangue dos meus antepassados, grandes guerreiros negros, sem ter vergonha de ter ancestrais escravizados. Porque, vergonhoso mesmo, é escravizar, bater, maltratar e matar.
É saber que foi o meu povo quem mais colaborou para que o Brasil seja hoje um país de muitas possibilidades, e que isso lhe custou lágrimas de dor, suor e sangue.
É saber que inúmeras coisas que fazem parte da cultura brasileira foram trazidas da África ou criadas aqui pelo negro. Feijoada,vatapá, acarajé, maracatu, samba, capoeira e afoxé são exemplos que lhe dou.
É saber que a inteligência humana não tem nada a ver com a cor da pele. Negros e brancos são igualmente capazes, igualmente inteligentes, igualmente humanos.Afrobzzozz Meu poeta ncantador.

PRETAS POESIAS

PRETAS POESIAS
Poemas de amor ao povo preto: https://www.facebook.com/PretasPoesias