terça-feira, 14 de julho de 2009

JIHAD OF LOVE – JIHAD DO AMOR

Por Aidan Foluke, Membro da COPATZION, Tesoureira do CNNC e Acadêmica de Enfermagem.
MSN: vanessasoares13@hotmail.com
Skype: aidanfoluke

O islamismo é a religião que mais cresce no planeta, sendo considerada a segunda maior em número de seguidores desde o surgimento do islamismo no século VII. Há 14 séculos tem se espalhado no mundo e transformado civilizações como no caso de inúmeros grupos étnicos na África, e atualmente diversos países africanos são de tradição islâmica.
JIHAD OF LOVE foi um documentário dirigido por Parvez Sharma que nasceu na Índia, que assume ser gay e muçulmano. Os participantes do documentário são muçulmanos que desejam viver a sua homossexualidade livremente e continuar praticando a fé islâmica.
A Jihad de Amor foi filmado em 12 países: Arábia Saudita, Irã, Iraque, Paquistão, Egito, Bangladesh, Turquia, França, Índia, África do Sul, Estados Unidos e Reino Unido e em nove línguas, vindo dessa forma do coração do Islã.
‘A jihad for Love’ tem sido também conhecido sob a designação ‘Em nome de Deus’. A palavra ‘jihad’ ou ‘guerra santa’, diante das reações do povo islâmico as opressões tem tido outras conotações. O seu significado é bastante complexo e o documentário tenta recuperar o conceito que se refere à luta dos fiéis de se manterem no caminho de Deus.
Há uma luta extrema de muçulmanos e muçulmanas que vivem em países onde há proibições de seus relacionamentos homoeróticos, os levando a uma dupla vida para serem aceitos na sociedade.




Jihad of Love pela primeira vez trouxe a discussão através do cinema sobre a complexa relação de homossexualidade e islamismo.

A homossexualidade em uma religião de cunho patriarcal-poligâmica, onde as mulheres são sujeitas a funções de submissão e de procriação, é discutida no documentário trazendo a tona relações de poder, sexismo, fé e amor dentro do Islã.
O cineasta Parvez Sharma viajou a muitos mundos dessa fé dinâmica, descobrindo as histórias de seus mais improváveis narradores: lésbicas e gays muçulmanos.
O número de praticantes que apóiam a homossexualidade é bem ínfimo porque o Islã significa submissão, e ser homossexual nos padrões do Islamismo é quebrar todas as regras impostas pelos dogmas.
O Hadith, que são tradições orais relativas às palavras e atos de Maomé e considerada como ferramentas importantes para determinar o modo de vida muçulmano por todas as escolas tradicionais de jurisprudência, também contêm inúmeras declarações condenando a homossexualidade.

Relações entre o mesmo sexo são condenadas a pena de morte em vários países muçulmanos: Arábia Saudita, Irã, Paquistão, Mauritânia, no norte da Nigéria, Sudão e no Iêmen. Em muitos países não existe a pena de morte, que são variáveis desde excreção pública a chicotadas na Arábia Saudita.
O Irã é talvez a nação que executou o maior número de cidadãos por causa da homossexualidade. Desde 1979 com a revolução islâmica, o governo iraniano tenha executado mais de 4.000 pessoas acusadas de atos homossexuais.
Jihad of Love é um bom documentário que nos traz a reflexão sobre homosexualidade, respeito, tolerância e fé.


11 comentários:

Anônimo disse...

Sou cristão e a bíblia condena o homossexualismo: Maldito o homem que deitar contra o homem, assim está escrito.
Os islamitas gays devem conhecer a Jesus e deixar essa vida de pecados ou irão para o inferno.

Anônimo disse...

O islam é uma religião simples e objetiva, seu significado é submissão voluntaria as leis de Deus. Para ser muçulmano tem que submeter as suas orientações ou não será um dos nossos. É uma questão de escolha. Vi que muitos dosses são de segmentos que distorcem aquilo que a o alcorão e a suna determina como shias e sufis. Quem encaminha ou extravia o ser humano para os caminhos do bem, ou do mau é Deus Todo Poderoso. Rogo a Deus para que as pessoas sejam encaminhadas a sua senda... Os muçulmanos, diferente do que se pensa, nunca deixou de acreditar em nenhum dos profetas incluindo Jesus (sobre ele a Paz) Em verdade somente a Deus, Unico e Absoluto são os louvores. Aos profetas ficam o respeito sobre suas tragetórias e principamnete os exemplos praticos daquilo que Deus espera dos seres humanos aqui na terra... conheça o islam e os muçulmanos antes de formular opiniões...
www.islambr.com.br

Anônimo disse...

oi pesseoa
eu sou muçulmano, o islam igual tudas relegioa do ceu condena o homossexualismo, por que uma coisa não normal por que Deus faze casamento ??? para ter filhos para...... como dois homens o mulhers vai ter filhos ?? pode fala vai adota mas a relegioa na quer esse que que a propria mulher gravida
olha minha gente esqual o onjetivo deste typo de relacionamento ????

Anônimo disse...

é o fim do mundo mulher com mulher homem com homem, até no islã tem essa depravação. O mundo vai acaba mesmo.

selasie disse...

Bem acho que vale aqui, é a lei do livre arbitrio, que Alaah deu para nos escolhermos o destino que nos mesmo podemos crir, mas eu como seguidor de Yeshua ,acredito que deus fez mulher e homem e só ! na Bíblia eu não observei citações sobre terceiro sexo , e se alguém segue os encinametos verdadeiramente ,deve andar como a bíblia nós encina , se não estará ao contrário do que esta nas escrituras ! , não da prá ficar no meio termo já se dizia .....que Allah esteja sempre com nosco e que Yeshua continue olhando pelos nosso caminhos .المسيح يبارك لنا

Gսstav໐ Frederic০ disse...

O Axé do Senhor,
Lembrei-me da entrevista com o acadêmico Muçulmano de Oxford Tariq Ramadan, que explica como a palavra "Jihad" é muito mal usada hoje em dia. Na sua palestra na Universidade Simon Fraser no dia 16 de Abril de 2009 advogou por uma nova hermenêutica do Islam.

Anônimo disse...

Só tenho uma resposta radical: "Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus." Quem tiver a usadia, tire um tio da Palavra de Deus. Este Blogo éCristão ou não?cuidadopara vocês não saírem do foco da Evangelização do PovoPreto. Preguem a Verdade por Amor a Deus!
E digopra meus semelhantes muçulmanos: Aceitem a Jesus como Seu Salvador! Se não vocês virão que jihad lutam, a Jihad do engano e ARREPNDAM-SE DE MATAR OS CRISTÂOS! NÂO VENHAM COM A DEFESA D QUE OS CRISTÂOS MATARAM SEUS PAIS: QUEM MATOU SEUS PAIS FORAM HOMENS CORRUPTOS QUE MUITOS HOJE ESTÃO O INFERNOPOR CAUSA DISSO!

Taisa Ferreira disse...

Interessante e bem elaborado o post! Já havia ouvido falar de tal documentário e também das posições sobre morte consideradas no texto.


Particularmente não compreendo a homossexualidade como escolha, como algo que decide-se ser de um dia para outro por se achar interessante, e também não penso que a forma de encarar a fé por essas pessoas seja menos sincera porque tem uma orientação sexual distinta do que é praticado pela maioria da sociedade, entendo também que em termos religiosos muitas criticas são tecidas em relação a orientação não heterossexual, por conta dos escritos dos livros sagrados principalmente, mas será que Deus os ama menos por isso?

Não conheço o Islamismo, nem outras religiões de maneira profunda, mas essa pergunta, é algo que sempre penso, quando se coloca o debate religião e homossexualidade.

H Paiva disse...

Olá a todos @s,
Jesus é lindo e nos ensina a cada dia, antes de conhecer a palavra eramos crianças inconstantes levadas por qualquer conversa, agora pois somos conhecedores dos ensinamentos.
"E disse-lhe Jesus: Nem eu te condeno; vai-te, e não peques mais."
João 8.11
blogdohugopaiva.com

julio disse...

infelizmente muitos comentarios equivocados e carentes de sabedoria .primeiro lugar em Paises mulçumanos regidos pela Lei sharia , existe sim por traz do pano muitos casos de atos gays , so que não pode vim a tona . ou seja pura hipocrisia .matar, tirar a vida de um ser humano , pelo fato de sua orientação sexual é um crime altamente hediondo e contrario a primeira personificação de DEUS que é o AMOR e RESPEITO AO PROXIMO. 2 quanto a determinadas condenações ao homossexualismo citado em alguns trechos dos primeiros cinco livros biblicos , elas devem ser interpretadas a luz da sabedoria e não do fanatismo, fundamentalismo radical perigoso e danoso para toda uma sociedade.ha de se entender de que muitas das coisas que ora estão escritas umas foram modificadas e outras foram inseridas como forma de regra da sociedade vigente da época. MEDITEM APENAS EM UMA COISA MUITO IMPORTANTE " O MAL É TUDO AQUILO QUE PREJUDICA VOCE E AO PROXIMO , EIS A ESSENCIA DO MAL " se tu cometes algum ato que não prejudica voce e não prejudica ninguém e nem nada do universo , NÃO EXISTE MAL . o resto são dogmas e doutrinas impostas pelo homem para dominar o outro homem .outra coisa DEUS FEZ O HOMEM E A MULHER EM ASPECTO FISICO, ESPIRITUAL . porém ele não criou seres totalmente identicos como uma fabrica de automovel . por isso , meus caros amados , existe sim a diversidade sexual humana que cabe a ciencia da sexologia explica-la, gente julgar , condenar atos alheios é facil . dificil é se conheçer a si proprio e vencer os seus proprios demonios internos e atingir a iluminação espiritual por menor que seja . que DEUS de um pouco de sabedoria para que o homem aqui na terra em seu estagio atual possa realmente ter o correto discernimento das coisas, sem se deixar levar por pensamentos impostos socios culturais e dogmas danosos e prejudiciais ao bom convivio dele aqui na terra , que no lugar do ODIO , DA IMCOMPREENÇÃO, DA GANANCIA HUMANA ,DA IGNORANCIA, DA FALTA DE SABEDORIA , DOS PROBLEMAS PSIQUICOS INTERNOS MAL RESOLVIDOS , PREDOMINE EM NOME DE DEUS O AMOR, A GRATIDÃO, A RETIDÃO MORAL QUE NADA MAIS É DO QUE O CENSO DE JUSTIÇA CONSIGO E COM O PROXIMO , ALEGRIA DE ESTAR VIVO E PODER HABITAR UM PLANETA TÃO BELO E MARAVILHOSO COMO O NOSSO , E O RESPEITO AO SER HUMANO E TODO SER VIVENTE DO PLANETA . QUE A PAZ DO SENHOR ESTEJA CONVOSCO. QUE DEUS SEJA ADORADO E LOUVADO EM ESPIRITO E VERDADE . Lembrençe no antigo testamento ha muitas coisas que não podem ser levadas ao pé da letra nos dias atuais , careçe de sabedoria hermeneutica para seu entendimento lá existem punições que pelo bom senso da civilização atual não devem ser interpretados de forma literal . aconselho que assistam um interessante filme " ORAÇÕES PARA BOBBY "

Bruna disse...

Baixar o Filme - 'Jihad do Amor - [A Jihad of Love] - Aborda a complexa relação entre o Islã e a homossexualidade - http://mcaf.ee/f5myc

PRETAS POESIAS

PRETAS POESIAS
Poemas de amor ao povo preto: https://www.facebook.com/PretasPoesias