sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

COMEMORAÇÃO DA KWANZAA

Por Vanessa Passos. Membro do CNNC/BA - Conselho Nacional de Negras e Negros Cristãos/BA, membro do Grupo Agar -Grupo de Mulheres Pretas Cristãs e membro da COPATZION . Pseudônimo: Aidan Foluke. E-mail: vanessasoares13@hotmail.com

A nossa festa da Kwanza foi maravilhosa, com a presença de toda a família Foluke, do CNNC/BA (Conselho Nacional de Negras e Negros Cristãos da Bahia) e membros da COPATZION (Comunidade Panafricanista de Tzion).

O trabalho para a organização da Kwanzaa foi prazeroso e o irmão Thembi foi as compras das frutas e de outros materias necessários com Aidan, Aswad, Ambolike e Manana. O irmão Thembi foi um dos principais organizadores da celebração, e agradecemos também a irmã Makini e a irmã Kalil e todas e todos que ajudaram a organizar o evento.

Estiveram presentes mais de 50 irmãs e irmãos pretos, entre os convidados o professor de história Jaldemir, o estudante de psicologia Elder Varjão da UFBA, o militante preto Djalma, o sociólogo Valdir Estrela que acompanha todos os eventos do CNNC/BA, a irmã Maura Cristina, a irmã Verônica entre outros.
O nosso especial agradecimento a irmã Jussara do Aspiral do Reggae que conseguiu o espaço do CDCN e sempre nos atende com uma maneira especial e carinhosa. Agradecemos a presença das famílias dos irmãos Beto, do irmão Alexandre da irmã Tereza, do teólogo Osvaldo, da irmã Rose e suas maravilhosas filhas. A presença das crianças nos trouxe alegria e alegria, sem crianças não há esperança e continuidade na luta do nosso povo.
Foram momentos de intensa confraternização onde podemos dançar, cantar, trocar experiências e renovar os votos de um ano de 2009 de continuidade da luta e amor ao nosso povo. O Pastor da COPTAZION Fredson Oliveira esteve presente e nos trouxe uma palavra inspirada de continuidade da luta como o povo escolhido de Yeshua, e sobre as mentiras das comemorações do Natal com o Papai Noel Branco e o grande consumismo dessa festa.
Não podemos esquecer a Irmã Bete e os Irmãos Dal, Beto e Alexandre pelo bolo com o mapa da África muito criativo, belo e gostoso. A todas e todos que participaram da Kwanzaa os agradecimentos da Família Fuloke, do CNNC/BA e da COPATZION.

Vejas as outras fotos da Kwanzaa no orkut:

http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?uid=10464817996003069858&aid=1230277801

4 comentários:

Akil Nassor disse...

PELA SEGUNDA VEZ CONSSECUTIVA EU PARTICIPO DA KWANZAA, ISTO É SE IDENTIFICAR E ESTAR BEM CONSSIGO MESMO E COM MEU POVO PRETO, O POVO ORIGINAL CRIADO A IMAGEM DE YESHUA.
ESSE ANO FOI TUDO DE BOM, MUITA COMIDA, ALEGRIA E CONSCIÊNCIA DA NOSSA MISSÃO QUANTO POVO ORIGINAL.
MEUS AGRADECIMENTOS A TODOS MEUS IRMÃOS DA COPATIZION E DO CNNC.
VOCÊS SÃO 10.000,00, MUITO ESPECIAIS, AMO TODOS VOCÊS.
ABRAÇO DO TAMANHO DA ÁFRICA!!!

Anônimo disse...

Fotos lindas!
Família abençoada, graças a Deus!

Anônimo disse...

Gostei muito das informações, conhecimentos e comentários deste site em 2008. Acrescentaram bastante.

Neste ano, 2009, desejo que a consciência negra, o compromisso de ser negro(a), aumente mais e mais e transborde em nós, juntamente com o amor de Cristo e faça nos interessarmos pela comunidade em que habitamos.
-Confesso que essa verdadeira consciência negra na minha vida, nasceu com e em Cristo vivo, vivendo em mim, através de seu Espírito...nenhum outro me trouxe a consciência tão plena de quem sou e do que posso.

Desejo em 2009, principalmente:
que nossas crianças pretas saiam do topo das estatísticas, como as mais vulneráveis ao abandono/negligência dos pais e mães pretas;

que nossas crianças pretas deixem de ser exploradas pelo trabalho infantil;

que nossas crianças pretas deixam de ser exploradas pelo turismo sexual;

que os jovens pretos deixem de ser explorados pela marginalidade, deixem de ser o setor "operário" do crime (porque sabemos quem está na "diretoria");

que os homens pretos (sejam Homens de fato) e deixem de fugir de compromissos e assumam suas famílias pretas para que nossas famílias tenham, finalmente, perspectiva de futuro;

que as mulheres pretas se valorizem mais para não fazer parte do topo das estatísticas em termos de gravidez indesejada, morte por aborto, abandono de crianças e contaminação por DSTs e HIV;

que os Movimentos deixem de blá blá blá e ajudem, de fato, a mudar essas estatísticas;

Cada um de nós pode fazer isso começando pelas crianças de nossa família (filhos, sobrinhos, primos, netos, etc.) e depois com os amiguinhos das crianças de nossa família...e por aí vai...

Vamos nos compromissar com nossas crianças e jovens! ISSO É CONSCIÊNCIA NEGRA!

Perguntar para aquela criança do bairro, quando tivermos oportunidade, se ela está estudando, como vão os estudos e o que ela quer ser amanhã...essas três perguntas fazem qualquer criança/jovem sonhar com um bom futuro...já é um primeiro passo.

Nossos antepasssados derramaram sangue para que nós pudéssemos andar em liberdade. E nós? O que estamos fazendo pelas nossa descendência? Que sociedade e que valores deixamos ou estamos plantando para eles?


A LUTA É GRANDE, MAS NÃO IMPOSSÍVEL!!
(vamos fazer nossa parte, independente de qualquer coisa)

FELIZ 2009!!!

Tiburcio disse...

Lindo - Conte comigo.

PRETAS POESIAS

PRETAS POESIAS
Poemas de amor ao povo preto: https://www.facebook.com/PretasPoesias