domingo, 26 de agosto de 2007

PANTERAS NEGRAS: Tratamento de choque para a América Branca


Por: Aidan Dudu Labalãbã
Este é o meu pseudônimo, o qual escolhi por não aceitar os nomes dados pelo escravizador. O meu nome pela língua imposta pelos brancos é Vanessa e sou membro da Igreja Presbiteriana Unida, em Salvador-Bahia e Tesoureira do CNNC/Bahia.

PANTERAS NEGRAS:
Tratamento de choque para a América Branca


O filme "Panteras Negras: Tratamento de choque para a América Branca” é baseado no livro de Melvin Van Peebles e foi produzido pelo seu filho, Mario Van Peebles. Retrata a luta de jovens pretos nos Estados Unidos da América na década de 60. O Partido dos Panteras Negras foi fundado em 15 de outubro de 1966 e, exatamente em 1967, em Oakland, Califórnia, ocorrem os fatos relatados no filme. Lembremos também que foi nessa década que os movimentos pretos Norte-Americano ganharam força. O filme mostra a convivência de Huey Newton (Marcus Chong) e Bobby Seale (Courtney B. Vance), amigos que formam um novo partido dedicado a proteger os pretos das violentas arbitrariedades dos policiais brancos. Percebemos aí que os Panteras Negras tinham a nobre ideologia Pan- Africanista de defender os direitos do povo preto, promovendo o desenvolvimento de instituições pretas sem interferências dos brancos, desenvolvendo a filosofia que temos de trabalhar unidos para proteger os nossos direitos, melhorando a nossa vida sócio-econômica.
Uma das falhas do filme foi a não inserção da grande ativista dos Panteras negras, Angela Davis.
As mulheres pretas foram as grandes participantes do partido, sendo a sua maioria. As mulheres pretas são as grandes guerreiras na diáspora em defesa do seu povo.

O Partido dos Panteras Negras teve como preocupação a alimentação das nossas belas crianças pretas e também a conscientização dos pretos pelos seus direitos na diáspora nos EUA , e enfrentaram um dos maiores problemas que afetam a juventude preta: as DROGAS! E foram forçados ao enfrentamento com a polícia ariano-racista nos Estados Unidos. Porém, o mais importante de tudo isso foi que eles não transgrediram nenhuma lei; mesmo assim, foram perseguidos pelos brancos racistas e tiveram que priorizar a autodefesa. Esse filme é de muita importância para a juventude afrocentrada porque explica a formação de um partido para o povo preto. Mostra como a população pode suprir problemas deixados pela sociedade dominadora. Não deixe de assistir. É um bom filme para ver com a galera preta!

Melvin Van Peebles
Título Original: Panther
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 123 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1995
Estúdio: Gramercy Pictures / Tribeca Productions / Working Title Films / MVPFilms / Polygram Filmed Entertainment
Distribuição: Gramercy Pictures
Direção: Mario Van Peebles
Roteiro: Melvin Van Peebles, baseado em livro de Melvin Van Peebles
Produção: Preston L। Holmes, Mario Van Peebles, Melvin Van Peebles e Robert De Niro
Música: Stanley Clarke Fotografia: Edward J। Pei
Desenho de Produção: Richard Hoover
Direção de Arte: Bruce Robert Hill e Carol Lavoie
Figurino: Paul Simmons Edição: Earl Watson

4 comentários:

O Cidadão do Mundo disse...

Pow apoio e gostei do blog...mas se tiver disponível o Filme panteras negras pra download eu agradeço pois estou tentando recuperar, já tive em VHS...
Tenho esse blog: zer8centos.blogspot.com

Valew ASÉ pra todos!

Aldeia Griot disse...

Muito legal os comentários. Para baixar o filme para o computador de graça vá no blog www.aldeiagriot.blogspot.com

João Paulo disse...

Assistir esse filme hoje e fique encantado com a força que nos Negros temos de não nos submetermos as imposições racistas, mas que nunca é necessário que a luta se perpetue.


Poder para o povo!

Kennedy disse...

Olá Aidan tudo bem?
Você comentou sobre as mulheres nos Panteras Negras. Você tem algumas fontes a mais sobre as militantes do Partido, em especial Angela Davis?

Parabéns pelo blog.

PRETAS POESIAS

PRETAS POESIAS
Poemas de amor ao povo preto: https://www.facebook.com/PretasPoesias