sexta-feira, 31 de agosto de 2007

NEGROS CRISTÃOS NO SUL DO BRASIL



Damaris Nascimento de Souza, da Assembléia de Deus e membro do CNNC - Paraná



A situação dos Negros Cristãos na região Sul do Brasil, em específico no Paraná, é um tanto delicada. Por um lado, tivemos o privilégio de termos como Presidente da Convenção das Assembléias de Deus no Estado do Paraná o Pastor José Alves da Silva, pedagogo, teólogo e assumidamente negro, o que, pra nós, foi um avanço muito grande. Por outro lado, o número de pessoas negras que chegam a pastores, evangelistas, presbíteros, etc., é muito pequeno. E, dentro deste pequeno número, há ainda os que não se assumem como negros, e também os que sabem que são negros, mas não gostam de ser e, por esse motivo, fica difícil combatermos o preconceito que há dentro das igrejas evangélicas no Paraná.
Existem pastores no Paraná que não aceitam que negros assumam algum tipo de liderança dentro das igrejas, como foi o caso de um pastor na igreja em que eu congrego que exigiu que minha mãe fosse tirada da liderança do grupo de senhoras porque ele não queria negros “mandando na igreja”. Ela liderava este grupo há dezessete anos, liderança esta garantida por eleições diretas.
Nas pregações, podemos observar muitas piadinhas racistas, sem o menor respeito com os irmãos pretos que estão ouvindo a pregação! Houve um caso em que um pastor, pregando na igreja Assembléia de Deus Sede de Maringá, disse haver ficado muito triste quando a filha começou a namorar um rapaz “pretinho, daqueles que chega brilha” (foi exatamente esta a expressão usada por ele). Porém, depois que ela casou e o filho nasceu, ele viu que era café com leite e ficou mais feliz! Também há o caso de um grande pregador, não vou citar nomes por questão de ética, mas era em um congresso do GMUH. Muitas pessoas ouvindo e, em meio ao fervor da pregação, ele solta uma “pérola”: “Irmãos! Nem que for aquele pior crente, das perninhas tortas e do cabelo pixaim, Deus vai abençoar nesta tarde!” Isso sem contar que, sempre que vão dar testemunho nas pregações sobre algum crente que consideram feio, este crente sempre é preto!
Existe também o preconceito contra as crianças, pois sempre que há casamentos, teatros, coreografias ou qualquer outro tipo de apresentações na igreja, as crianças negras raramente são escolhidas e, quando são, ocupam sempre os últimos lugares, as últimas filas. Quando eu era criança, adorava participar de Maratonas Bíblicas. Sempre tirava em primeiro lugar! Um belo dia estava participando de uma e eu percebi que o marido da irmã que era professora das crianças (alias, uma excelente e consciente professora, já falecida.), não marcava os pontos que eu fazia; então eu reclamei com a irmã. Ela virou pra mim e gritou, apontando-me com o dedo: “Cala a boca sua negrinha! Senão te expulso daqui!”
Enfim, essa é apenas uma parte do que enfrentamos dentro das igrejas evangélicas no Sul do Brasil. Infelizmente, muitos de nossos pastores pregam que Deus não faz acepção de pessoas, que Deus é amor, que temos que amar ao próximo como a nós mesmos mas, na prática, suas atitudes não refletem o que pregam. São absolutamente incoerentes!
Contatos com o CNNC/Ba: cristaosnegros@yahoo.com.br

3 comentários:

Anônimo disse...

AS INFORMAÇÕES APRESENTADAS SÃO VALIDAS PARA NÓS CONCIENTIZARMOS DA IMPORTÂNCIA DA NEGRITUDE NO PROCESSO DE ORIGINAÇÃO DOS INDIVIDUOS NA "MÃE ÁFRICA".NORMALMENTE O QUE ENXERGARMOS É UMA PLENA OCULTAÇÃO DO NEGRO QUANTO PROJETOR DA HISTÓRIA ERUDITA.
PARTINDO DESTAS INFORMAÇÕES SOLUCIONARMOS QUESTÕES ANTES NUNCA RESPONDIDAS ,COMO A REAL EXISTÊNCIA DO PRETO.
APARTIR DO HOMOS,DO PIGMENTO DA PELE E QUE ISSO ESTA EM TORNO DAS ADAPTAÇÕES QUE CORRESPONDENTE AO AMBIENTE, PROPORCIONOU O CLAREAMENTO DOS INDIVIDUOS.
DEMONSTRAR O REAL VALOR DA MELANINA COMO UMA AGENTE QUE CONDUZIU A ETNIA.

AGRADECENDO A OPORTUNIDADE!!!
AOS AMIGOS EM CRISTO
JACK FJA.

Anônimo disse...

A denúncia da jovem paranaense é grave. Trata-se de um racismo explícito ao arrepio da lei que dá combate a este tipo de preconceito tão vergonhoso, sobretudo para um passoa, como líder de uma organização cristã. Essa notícia deve ser escancarada e, representando a Agência Afro Latina e Euro Americana de Informação, já estarei linkando para o nosso site: www.alaionline.org, como costumamos fazer com diversas matérias importantes e que merece repercussão, como as da CNNC/BA.

Unknown disse...

Acho que essa postura de "Não vou citar nomes por questão de ética"não nos ajuda em nada.

PRETAS POESIAS

PRETAS POESIAS
Poemas de amor ao povo preto: https://www.facebook.com/PretasPoesias