sexta-feira, 12 de outubro de 2012

NEGRITUDE: DO ESPELHO QUEBRADO À IDENTIDADE AUTÊNTICA


Por Malachiyah Ben Ysrayl - Historiador e Hebreu-Israelita
E-mail: walterpassos21@yahoo.com.br
Msn: kefingfoluke1@hotmail.com
Skype: lindoebano
Facebook: Walter Passos

Jorge Conceição, um amigo e irmão há mais de trinta anos, com o qual aprendi a admirar pela capacidade crítica e vivencial de trazer novas conceituações sobre o corpo do africano nas Américas e na própria África, lança o seu novo livro NEGRITUDE: DO ESPELHO QUEBRADO À IDENTIDADE AUTENTICA.

Quando ele me falou do lançamento, fiquei com uma feliz ansiedade de poder compartilhar com todos mais um brilhante trabalho. No mesmo momento, Jorge e eu fizemos boas “viagens” sobre o tema que nos traz profícuas reflexões sobre as situações vivencias pelos pretos na América e na própria África. O livro alerta sobre as máscaras europeias incorporadas pelo nosso povo, os valores falsos e deformados na estética, espiritualidade, alimentação, etc. Uma leitura imperdível para todas as pessoas que almejam se libertar da escravidão mental.

Jorge e eu já passamos por diversos pensamentos interessantes em conversas e análises sobre métodos de enfrentamento ao racismo. Assim como outro irmão, o Prof. Ademário, me proporcionaram e propiciam ensinamentos maravilhosos e trocas de conhecimentos ainda não discutidos nos grandes teares da luta contra a discriminação racial.

Jorge foi meu professor de Geografia da África, primeiro curso de Pós-Graduação voltado à temática, realizado no CEAO em 1986, entre os estudantes estavam outros militantes reconhecidos nacional e internacionalmente, como Valdina Pinto, Ana Célia, Arany Santana e outros.

Jorge é uma pessoa amável admirado por muitos e desprezado por alguns por causa de não se omitir quando o assunto é a chamada deformação alimentar que a nossa população foi jogada nas fétidas senzalas da escravidão que afetaram as suas relações intrafamiliares e intrassociais.

Como um médico ancestralista africano, Jorge é sempre procurado por pretos e pretas para tentar realizar milagres após a alopatia e suas drogas não resolverem os problemas de saúde, através da medicina ancestral africana. Todas recebem respostas através da alimentação equilibrada, massoterapia, geoterapia e outros conhecimentos ancestrais, fazendo-as redescobrirem o prazer em viver.

Além disso, é escritor de diversos livros que até hoje não puderam ser contestados pela ciência eurocêntrica como o livro Climatologia Corporal, assim como, alguns livros infantis que pregam o amor e a ecologia, desmitificando a ideologia dominante de mutilações mentais e físicas atribuídas aos pretos.

Bibliografia:

MINÚCIAS DA ALMA – 1977 (Poesia)
CLIMATOLOGIA CORPORAL - 1ª edição em 1982 e 2ª em 1987 (Saúde a partir de uma visão climatologia ambiental dos fenômenos da biodiversidade)
O BOI MULTICOR - 1ª edição em 1995, Secretaria da Educação da Bahia e CDCN.
2ª edição em 1997, Ilê Aiye e Fundação Abrinq da Natura
3ª edição em 2011, na Bienal do Livro em Salvador
SACI, ZUMBI E CAIPORA  - em 1997, Ilê Ayiê e Abrinq
CAPOEIRA ANGOLA: EDUCAÇÃO PLURIÉTNICA CORPORAL E AMBIENTAL - 1ª edição, 2009


Acesse o Facebook do Prof. Jorge Conceição: https://www.facebook.com/jorge.conceicao.904



Acesse Pretas Poesias: https://www.facebook.com/PretasPoesias

Nenhum comentário:

Postar um comentário