quinta-feira, 3 de junho de 2010

NAT KING COLE - UMA DAS MAIS BELAS VOZES NEGRAS




Por Walter Passos
, Historiador,Panafricanista,
Afrocentrista e Teólogo.
Pseudônimo: Kefing Foluke.
E-mail: walterpassos21@yahoo.com.br

Msn:kefingfoluke1@hotmail.com

Skype: lindoebano

Facebook: Walter Passos




Uma das mais belas vozes negras da história nasceu em 17 de março de 1919 na cidade de Montgomery, Alabama. Nathaniel Adams Coles ficou conhecido como Nat King Cole, filho do reverendo batista Edward James Coles e de Perlina Adams Coles. Sua mãe era pianista da igreja, ensinando-o ao pequeno Nat, que já com quatro anos de idade fez a sua primeira apresentação e ainda na tenra idade aprendeu órgão, tocando jazz, gospel e música clássica européia, aos 12 anos era pianista na igreja e aos 14 anos fundou uma banda chamada The Royal Duques.

NAT KING COLE - WHEN I FALL IN LOVE - LIVE (RARE)


Em 1937, após excursionar com uma revista musical negra, ele começou a tocar em clubes de jazz em Los Angeles. Lá, ele formou o Trio King Cole (originalmente King Cole e Seus Swingsters), com o guitarrista Oscar Moore e o baixista Wesley Prince (mais tarde substituído por Johnny Miller). O trio especializou-se em música swing com um toque delicado na medida em que não empregavam um baterista, também foram as únicas aberturas de piano e violão, muitas vezes, justaposta a soar como um único instrumento. Uma influência de pianistas de jazz como Oscar Peterson, Cole era conhecido por um piano compacto estilo sincopado, com limpeza, reposição, frases melódicas.

A música Fascination é lindíssima e na voz de Nat simplesmente primorosa.

FASCINATION - NAT KING COLE


10 de abril de 1956, em Birmingham, Alabama, ele foi atacado por seis homens brancos a partir de um grupo supremacista branco chamado “White Cizizens” durante um show e sofreu ferimentos leves nas costas.

Cole recebeu 28 discos de ouro por sucessos como "Sweet Lorraine", "Ramblin Rose", em 1962, "Too Young", em 1951, "Mona Lisa" em 1949 e “Mel Tormé” , “ Christmas Song ". Sua primeira gravação de natal incluía a famosa canção "Reindeers really know how to fly"

NAT KING COLE & SAMMY DAVIS JR


Nat foi o primeiro homem negro a ter seu próprio programa de rádio e mais tarde o seu próprio programa de TV.


QUIZÁS QUIZÁS QUIZÁS - NAT KING COLE



NAT KING COLE -


Participou nos filmes de Istambul (1957), China Gate (1957), Noite do Bairro da Lua (1959), e Cat Ballou (1965) onde canta a balada da personagem título, interpretada por Jane Fonda.

BALLAD OF CAT BALLOU - NAT KING COLE AND STUBBY KAYE





Nat com sua filha Natalie Cole


NATALIE & NAT KING COLE UNFORGETTABLE


Nat Faleceu aos 45 anos de idade em 15 de fevereiro de 1965 com câncer no pulmão pelo vicio do cigarro, tinha o hábito de consumir três maços ao dia. Foi uma das mais belas vozes que o mundo conheceu.

A todo o momento estações de rádio e outros meios de comunicação ao redor do mundo continuam a transmitir a sua música atemporal. Após 45 anos de sua morte ele é ainda incomparável, único, com estilo próprio com uma voz de barítono que acompanhava todos os ritmos.

PRETAS POESIAS

PRETAS POESIAS
Poemas de amor ao povo preto: https://www.facebook.com/PretasPoesias